Pular para o conteúdo principal

120º Fórum do Idoso com Dra. Ana Maria Ruiz Tomazoni "Gastronomia, alimento, memória e afeto".



Gastronomia, alimento, memória e afeto, foi o tema trabalhado e vivenciado no primeiro Fórum do Idoso, do ano de 2016, na Câmara de São Bernardo do Campo (18/03/16), sendo o 120° Fórum do Idoso. O evento reuniu cerca de 250 pessoas no plenário Tereza Delta no Palácio João Ramalho. Presidido pelo vereador Hiroyuki Minami, o encontro contou com a palestra da Doutora Ana Maria Ruiz Tomazoni.

Além da palestrante Ana Tomazoni e do vereador Minami presidente do Fórum do Idoso, a mesa diretora dos trabalhos contou com as presenças do Sr. Hermes Tomazoni
Da Escola Sabor e saber Gastronomia, da dona Lia Ranzini, Sr.ª Michelle Perricone, pres. do Brasil-Itália e do Deputado Estadual Orlando Morando Jr.


A Educação Alimentar foi a abordagem principal do tema que abraçou o Sabor como  a própria evolução do homem em descobrir nos alimentos, a arte e o prazer em comê-lo e o Saber que deveria ser um ato contínuo de aquisição e revisão de conhecimentos, em crescimento constante. 




Priorizar o alimento natural como fundamental para a saúde, independente da idade e a importância do ato de cozinhar, não só para nutrir, mas como uma transmissão cultura, valores, sentimentos educação, história e evolução.





Como animação tivemos a apresentação musical do Coral da FATI, conduzido pela maestrina Fernanda Meyer, que com seu repertório refinado contagiou o público presente no plenário, a palestrante deu um sentido especial ao convidar esse coral, pois seus membros fazem parte de sua historia de vida como uma das fundadoras da Faculdade Aberta da Terceira Idade de São Bernardo do Campo. 





Outro destaque foi a apresentação teatral do Grupo Regina Paces, sob o comando de Hilda Breda que contou a história de São Bernardo desde a Vila de São Bernardo, passando pelo fruto Cambuci, a capital do automóvel, o cultivo das uvas , as viniculturas e a origem do cultivo da batata da qual os são-bernardenses foram intitulados de “Batateiros”, emocionando os presentes envolvidos com a memória e do afeto que na peça encenada.






O término do encontro foi marcado com a comemoração dos aniversariantes do mês. O fórum acontece mensalmente e o  próximo, 121ª edição,  já está marcada para o dia 29 de abril, e abordará o tema “Afecções Urológicas na Terceira Idade”, com palestra do Dr. Eduardo Yukiu Tanaka.














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

DIA NACIONAL DA MANDIOCA HARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

DIA NACIONAL DA MANDIOCAHARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

O Convívio Slow Food Grande ABC SP e a escola Sabor e Saber Gastronomia tem um trabalho de educação alimentar a muitos anos com seus alunos e publico frequentador de eventos, feiras e congressos acadêmicos com estudos e praticas com a mandioca e o fruto nativo no Brasil o Cambuci.

Prefeito Paulo Serra do município de Santo André

O FESTIVAL DO CAMBUCI EM PARANAPIACABA
O Festival do Cambuci de Santo André é um evento realizado pela Prefeitura de Santo André junto à Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Empreendedores / Moradores de Paranapiacaba e diversos restaurantes no centro da cidade.
Este evento tem um papel importante no desenvolvimento do turismo da Vila de Paranapiacaba, reforçando a identidade cultural deste importante fruto nativo da Mata Atlântica e incentivando o desenvolvimento sustentável do local.
O fruto cambuci, pertence à…

OFICINA GASTROETEC: Gastronomia Brasileira e a Importância do Ato de Cozinhar

Oficina GASTROETEC Santa Ifigênia - SP com a Chef e Educadora Ana Tomazoni.