Pular para o conteúdo principal

Registros da participação do Convivium Slow Food Grande ABC SP em ações do Terra Madre Day 2014

O que é o Terra Madre?

Terra Madre é o nome do encontro mundial das comunidades do alimento que ocorreu pela primeira vez em 2004, na Itália, e se repete a cada dois anos. E também é o nome da rede de comunidades do alimento, jovens, chefs de cozinha e acadêmicos que se articulou a partir desses encontros. Esta iniciativa reúne comunidades do alimento que trabalham pela sustentabilidade de seus produtos alimentares, pela qualidade que confere sabor excepcional e pelo respeito ao ambiente e ao povo.

Em cada edição do Terra Madre, organizado a cada dois anos, os delegados participam de oficinas e painéis de discussão voltados para os problemas encontrados no dia-a-dia assim como temas mais amplos, como a biodinâmica e a engenharia genética.

O Terra Madre cria novas redes entre os produtores de alimentos de todo o mundo e o Slow Food continua a cultivá-las. Agricultores, produtores e distribuidores desde então organizaram encontros menores, organizaram páginas eletrônicas para trocar ideias e trabalharam para vender e promover seus produtos internacionalmente


O Terra Madre Day é uma celebração mundial do alimento local, realizada anualmente no dia 10 de dezembro. Isto acontece nos cinco continentes, cada local com suas características e alimentos regionais.


REGISTROS DA PARTICIPAÇÃO DO CONVIVIUM SLOW FOOD GRANDE ABC SP
EM AÇÕES DO TERRA MADRE DAY 2014


Ação Crianças
05 de dezembro de 2014

Contato das crianças com as verduras (alface), ervas aromáticas e com a terra!

Encontro Intergeracional Sabor e Saber
09 de dezembro de 2014

Encontro com pais, avós, crianças e adolescentes. Iniciou com a orientação sobre a importância e cuidados com os dentes com a Dra. Maria Luiza Albano Pedrazini. Em seguida, tivemos oficina com mão na massa para fazer nhoque sem glúten de mandioca e molho de tomates frescos, suco de clorofila com Cambuci e bolo "Amigos com chocolate"!

Com esse cardápio, todos presentes participaram do preparado com o passo a passo e muita integração ao servir à mesa, com orientações de etiqueta e cuidados para melhores vivências!
Festejando a Mandioca e o Cambuci com a 4° Idade
10 de dezembro de 2014

O Centro Dia do Idoso, programa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania da Prefeitura de São Bernardo, tem como objetivo evitar o asilamento de pessoas com mais de 60 anos, semidependentes, mas sem tirá-las do convívio familiar. Trata-se de um programa social, e não de saúde. No Centro Dia, a autonomia do idoso é valorizada. Ali ninguém vai fazer uma tarefa por ele, mas sim auxiliá-lo, caso necessite. A Chef e Educadora Dra. Ana Maria Tomazoni faz um trabalho voluntário com esse público. Em comemoração ao Terra Madre Day faremos nhoque de mandioca com molho de cambuci. Uma ação culinária de mão na massa onde todos participam utilizando memória, atividades motoras, aguçando os sentidos em um ambiente alegre com cantos de músicas antigas. Momentos únicos de aprendizagem e trocas!


Associe-se ao Slow Food:
Convívio Grande ABC SP http://www.saboresabergastronomia.com.br/
Mais informações sobre o Slow Food: http://slowfoodbrasil.com/


Venha estudar Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professora de gastronomia e culinária Ana Maria Tomazoni. 
Clique aqui e confira mais informações sobre nossos cursos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mensagem de Natal Sabor&Saber Gastronomia

Surpreenda-se com essa dica!

Caldo de legumes caseiro