Pular para o conteúdo principal

Confira as receitas com Cambuci dadas em aula pela Chef Ana Maria Tomazoni no Projeto Sabor Paulista


Projeto Sabor Paulista é uma iniciativa da Rede Globo que homenageia os 100 anos da feira livre em São Paulo. Neste último domingo, 30/11, a Chef de Cozinha convidada foi a Dra. Ana Maria Tomazoni, doutora em educação alimentar e chefe de cozinha especialista em Cambuci.

Nesta ação, a Chef e Dra. Ana Maria Tomazoni contou com uma maravilhosa equipe de agricultores e produtores artesanais da Rota do Cambuci: D. Marlene e Tereza, velhas companheiras de guerra, assim como Sr. Cesar Menezes que coordena o Instituto Auá e a historiadora e associada do Cambuci Maria Helena. Momentos de saberes e grande aprendizado!

O projeto tem uma kombi com barraca itinerante que percorre feiras da cidade com aulas sobre nutrição funcional, uso dos alimentos e dicas de melhor conservação de frutas e verduras. Em nossas ações contamos com três momentos:

Oficina 1: Cadê o Cambuci do Cambuci? - Maria Helena
Oficina 2Receitas, Dicas com Cambuci e degustação - Chef de Cozinha e educadora Ana Maria Tomazoni
Oficina 3: É tempo de... bate papo sobre sazonalidade do cambuci.

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/10/projeto-sabor-paulista-leva-barraca-com-atividades-para-feiras-de-sp.html

E, como todo bom frequentador de feira já sabe, a hora da xepa é o momento em que as barracas começam a ser desmontadas e os preços caem. Em parceria com organizações que atuam com o objetivo de minimizar os efeitos da fome e combater o desperdício, o projeto também traz um olhar sobre como os feirantes fecham o seu dia e o melhor destino para os restos da feira.

As feiras têm função econômica e social, por ser um espaço para comer e para se encontrar. O projeto Sabor Paulista foi criado para homenagear essa relação de amor que o paulistano tem com as feiras livres, comenta o gerente de comunicação regional da Globo em São Paulo, Eduardo Brandini.

O projeto Sabor Paulista é uma iniciativa Globo em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, por meio da Supervisão Geral de Abastecimento. A classificação do evento é livre.



BOMBOM SECRETO COM GELÉIA DE CAMBUCI
Ingredientes:
- 100 g de Castanhas do Brasil torradas
- 100 g de Ricota
- 50 g de Gorgonzola
- 20 unidades de Uvas Thompson
- 20 unidades de Palitos pequenos
100 ml de Geléia de Cambuci
- Azeite de oliva



Modo de Preparo:
1. Triture a castanha e reserve.
2. Usando um garfo amasse a ricota e o gorgonzola. Faça uma pasta firme e homogênea, reserve.
3. Unte a palma da mão com azeite.
4. Coloque um pouco da pasta dos queijos para formar uma bolinha, como um bombom.
5. Achate e coloque uma uva no centro. Feche envolvendo a uva. Passe levemente na castanha triturada. Reserve na geladeira.
6. Retire da geladeira, verifique a consistência e coloque os palitos, monte conforme a necessidade.

Sirva com a geléia de cambuci.


GELÉIA DE CAMBUCI
Ingredientes:
- 5 unidades de Cambuci sem casca
- 250 ml de água
- Suco de 1 limão
- 250 g de açúcar

Modo de Preparo:
1. Bata no liquidificador os cambucis (descascados), o suco de limão e a água.
2. Despeje em uma panela e leve ao fogo.
3. Acrescente o açúcar e deixe apurar, em fogo médio, por 30 minutos.


SUCO DE CAMBUCI
Ingredientes:
- 1 litro de água filtrada
- Suco de 1 Limão
- 4 folhas de couve manteiga
- 3 ou 4 unidades de Cambuci
- ½ xícara (chá) açúcar
- 2 xícaras (chá) gelo

Modo de Preparo:
1. Bata tudo no liquidificador por 3 minutos, coe e sirva.


Venha estudar Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professora de gastronomia e culinária Ana Maria Tomazoni. 
Clique aqui e confira mais informações sobre nossos cursos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa. Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto. Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva. Dica se fizer no microondas coloque a abobora com casca bem higienizada 10 minutos de um lado virar e mais 5 a 7 minutos do outro lado, sempre potência máxima. Venha estudar  Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professo

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb

GELÉIA COM FRUTO "GULOSA DA MATA ATLÂNTICA"

A minha visita a uma amiga Nair Cisotto Garcia, rendeu, pois além do jamelão,(que publiquei ficha técnica, receita e dicas no Blog ontem) trouxe alguns frutos amarelos, que ela não sabia o nome, mas a cunhada que mora no sítio, no interior de São Paulo já fez geleia e que por ser muito citrica, azedinha, ninguém gosta muito. Semelhantes à várias outras frutas como: cajá, mas o que foi diferenciado e norteador eram os caroços grandes, ao descascar o fruto a pele é fina e polpa bem macia como a do pêssego, porém o gosto é bem azedo, mas não deixa “retrogusto”. Acolhida pela curiosidade, corri para fazer um doce ou outro uso. Pesquisei e quero dividir com vocês essa experiência.  Se você conhece o fruto e já preparou algum prato, por favor escreva para o nosso site.  DOCE  DE GULOSA DA MATA ATLÂNTICA   Ingredientes:  1 kg de da fruta descaroçada   400g de açúcar orgânico cristal   4 colheres de sopa de limão (1 limão)   Modo de Preparo:  Leve ao fogo em panela grande