Pular para o conteúdo principal

ABACATE DOCE OU SALGADO?


Você gosta de abacate?

O abacate engorda?

Abacate é para comer com doce ou salgado?

Para responder estas perguntas e muitas outras precisamos primeiro conhecer seus benefícios à saúde e como servi-lo.

Conheça a composição nutricional do abacate e repense em ingeri-lo com mais frequência, veja:

100g de abacate têm em média 170 calorias, 19g de gordura monoinsaturada, vitamina A, vitamina E, ferro, cálcio, potássio e magnésio.

BENEFÍCIOS DO ABACATE
- O abacate é mais calórico em comparação com as outras frutas porque é mais rico em gordura, porém, toda a gordura presente na fruta é extremamente saudável, pois é rica em ácido oleico (gordura monoinsaturado), conhecido como a gordura boa ou a gordura do bem!.
- É capaz de prevenir doenças cardiovasculares
- É rico em vitamina E, capaz de reduzir esteatose hepática (fígado gorduroso)
- Diminui a concentração de triglicerídeos
- Reduz colesterol total e LDL.
- A vitamina E e a vitamina A, presentes no abacate, são poderosos antioxidantes que atuam como protetores das células, evitando o envelhecimento precoce
- Previne o câncer e outras doenças.
- É rico em ferro, prevenindo anemias, potássio, magnésio e cálcio
-  Ele é recomendado com frequência para os regimes milagrosos!.
Uma sobremesa simples para o dia a dia com muitas vitaminas, sais minerais e com textura de cremosa! Podem ser servida do bebe ao vovô.

ABACATE COM BANANA

Ingredientes: 1 abacate médio maduro e firme
1 colher de sopa de suco de limão
1 banana grande ou 2 pequenas, tipo nanica ou maçã.(bem madura)
Bater no liquidificador ou mix. Não deve ser colocado açúcar, o doce será da banana natural. Bater na tecla pulsar até ficar bem cremoso.



CREME ESPECIAL DE ABACATE E BANANA
8 Unidades de   tâmara sem caroço 
3 Unidades      banana nanica madura 
2 colheres de sopa de linhaça 
1 colher de sopa de chia 
1 abacate médio  maduro e firme
1 colher de café ou a gosto de canela em pó 
Suco de 1 limão 
Decorar: 5 folhas de hortelã   e  raspas de1  limão 
Modo de Preparo
1-    Coloque as tâmaras, a chia e a linhaça, cada uma em um potinho, de molho em água filtrada por 30 minutos. Escorra, mas reserve a água do molho caso precise usá-la na hora de bater.
2-    Descasque as bananas e o  e corte abacate em pedaços grandes.
3-    Coloque as tâmaras, a linhaça, a chia, a banana, o abacate, a canela e o suco do limão no liqüidificador. Bata até ficar um creme liso e homogêneo, se precisar adicione a água do molho das tâmaras.
4-    Dispor este creme em tacinhas e levar a geladeira por pelo menos 3 horas.
5-    Decorar com as raspinhas de limão e as folhas de hortelã e servir.


GUACAMOLE (ABACATE SALGADO)
Ingredientes: 1 abacate médio
1 tomate sem sementes
1 cebola pequena
coentro ou salsa fresca à gosto, bem picadinha
suco de um limão
sal a gosto
½ pimenta dedo de moça sem sementes.

Modo de preparo

Cortar a cebola em cubinhos bem pequenos e colocar de molho em água gelada, durante 5 minutos, para tirar um pouco da acidez. Cortar o tomate ao meio, tirar sementes e cortar cubinhos bem pequenos. Reservar. Picar o coentro ou a salsa fresca. Amassar o abacate com um garfo, acrescentar o suco do limão, a cebola após os 5 minutos , o tomate picado, o coentro picado, a pimenta e o sal.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa. Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto. Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva. Dica se fizer no microondas coloque a abobora com casca bem higienizada 10 minutos de um lado virar e mais 5 a 7 minutos do outro lado, sempre potência máxima. Venha estudar  Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professo

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb

GELÉIA COM FRUTO "GULOSA DA MATA ATLÂNTICA"

A minha visita a uma amiga Nair Cisotto Garcia, rendeu, pois além do jamelão,(que publiquei ficha técnica, receita e dicas no Blog ontem) trouxe alguns frutos amarelos, que ela não sabia o nome, mas a cunhada que mora no sítio, no interior de São Paulo já fez geleia e que por ser muito citrica, azedinha, ninguém gosta muito. Semelhantes à várias outras frutas como: cajá, mas o que foi diferenciado e norteador eram os caroços grandes, ao descascar o fruto a pele é fina e polpa bem macia como a do pêssego, porém o gosto é bem azedo, mas não deixa “retrogusto”. Acolhida pela curiosidade, corri para fazer um doce ou outro uso. Pesquisei e quero dividir com vocês essa experiência.  Se você conhece o fruto e já preparou algum prato, por favor escreva para o nosso site.  DOCE  DE GULOSA DA MATA ATLÂNTICA   Ingredientes:  1 kg de da fruta descaroçada   400g de açúcar orgânico cristal   4 colheres de sopa de limão (1 limão)   Modo de Preparo:  Leve ao fogo em panela grande