TERRA MADRE DAY 2013- REGISTROS DE ATIVIDADES PELO CONVIVIUM GRANDE ABC SP

O QUE É TERRA MADRE?

Terra Madre é o nome do encontro mundial das comunidades do alimento que ocorreu pela primeira vez em 2004, na Itália, e se repete a cada dois anos. E também é o nome da rede de comunidades do alimento, jovens, chefs de cozinha e acadêmicos que se articulou a partir desses encontros. Esta iniciativa reúne comunidades do alimento que trabalham pela sustentabilidade de seus produtos alimentares, pela qualidade que confere sabor excepcional e pelo respeito ao ambiente e ao povo.

Em cada edição do Terra Madre, organizado a cada dois anos, os delegados participam de oficinas e painéis de discussão voltados para os problemas encontrados no dia-a-dia assim como temas mais amplos, como a biodinâmica e a engenharia genética.

O Terra Madre cria novas redes entre os produtores de alimentos de todo o mundo e o Slow Food continua a cultivá-las. Agricultores, produtores e distribuidores desde então organizaram encontros menores, organizaram páginas eletrônicas para trocar ideias e trabalharam para vender e promover seus produtos internacionalmente. Slow Food também está trabalhando com as comunidades para criar projetos de pequena escala.Este ano de 2014, o evento acontecerá em outubro.





No dia 10 de dezembro comemora-se o  Terra Madre Day, o dia mundial do Slow Food para celebrar os alimentos locais.Isto acontece nos cinco continentes, cada local com suas características e alimentos regionais.

 O tema do ano de 2013  foi  a proteção dos produtos em risco de extinção. 
No mundo inteiro, a industrialização da agricultura, o excesso de construção e o estilo de vida cada vez mais frenético estão colocando em risco os alimentos tradicionais: variedades locais de frutas e verduras, raças animais, queijos, pães, doces...

O Slow Food trabalha para selecionar e descrever o maior número possível de produtos em risco de extinção, adicionando-os ao catálogo da Arca do Gosto, mais informações no site: www.slowfoodbrasil.com.br

O Terra Madre Day é uma oportunidade importante para descrever novos produtos e para mostrar os produtos já “embarcados”, junto ao conhecimento, práticas, culturas e territórios que os geraram. Está na hora de todos lutarem para protegê-los.

REGISTROS DE PARTICIPAÇÃO DO CONVIVIUM  SLOW FOOD GRANDE ABCSP  EM AÇÕES DO TERRA MADRE  DAY 2013, TANTO  NOSSOS QUANTO  DE AMIGOS PROXIMOS.

Gostaria de deixar registrado com fotos e datas minha participação pessoal como líder do Convivium Slow Food  Grande ABC SP, na interação, integração e celebração com os  conviviuns do Slow Food próximos, com muito dialogo e planos para 2014 .

1-Dia 08.12.13 – às 17.30h. Local: Escola Sabor e Saber Gastronomia
Av. Senador Flaquer, 534 – São Bernardo do Campo – SP.
Nossos temas principais foram: 

alimentos brasileiros da Arca do Gosto e Registro de documentário “Alimentos que podem desaparecer das prateleiras e gôndolas dos mercados” (“estão em extinção”) gravado na TV Bandeirantes com Douglas Bello e Ana Tomazoni.

Um encontro com muita comida brasileira, algumas preparadas pelos associados e celebrado por todos.
Comemoramos  também nessa data o dia da Culinarista ( 09/12), um profissional guerreiro em defesa da culinária brasileira e aproveitando o ensejo comemoramos o  aniversario da Líder do convivium  Ana Tomazoni.


2-Dia 14.12.13, Sábado, às 15h, na Praça Horácio Sabino, próxima às estações Sumaré e Vila Madalena do metro.
Glenn e Ligia, organizaram e convidaram o grupo Slow Food. Um divertido e gostoso piquenique. Tinha comes, bebes com alimentos locais, nativos da nossa região ou cultivados organicamente, assim como alimentos da Arca do Gosto. Humm... tudo muito bom.
Celebramos com a natureza e nos confraternizamos com pessoas e animais, confira nas fotos!
Obs: No grupo tínhamos três adestradores.












PICNIC  NA PRAÇA COM MUITOS ALIMENTOS REGIONAIS.....

















Uma celebração da vida saudável com os alimentos por nós preparados....







3-Dia 14.12.13 às 18 h.  Terra Madre Day no ZYM – (Lapa SP)Bazar  ECOAR ARTE presentes especiais com atitude e sustentabilidade.

Participei em nome do Convivium Grande ABC SP levando Bolo de Cambuci com cobertura de geleia de Cambuci, fruto da nossa região Mata Atlântica e que também pertence a Arca do Gosto.






 Dia 15.12.13 – Terra Madre Day com o Ponto do Doce com nossa querida Dalva Bolognini, que reproduziu uma receita tradicional de italianos do sul para o período natalino: a cicirata, também conhecida como strufoli. No livro consta como uma receita italo-descendente. Degustamos também um Bolo Rei, receita especial de família. Celebramos muito e no final para encerrar com chave de ouro fizemos um amigo secreto! Tudo muito especial, com confraternização e respeito às nossas tradições como manda nossa Terra Madre

Confira registro das receitas e encontro no Blog spot
       http://opontododoce24x7.blogspot.com.br/ .


 Associe-se ao Slow Food pelo site do Slow Food Brasil
ou se você mora na região do Grande ABC, ligue para (11) 4121-53-15
Convivium Grande ABCSP com Ana Maria Ruiz Tomazoni, conheça nossa atividades.



A Escola Sabor&Saber Gastronomia está com as matrículas abertas para o CURSO DE CAPACITAÇÃO - CHEF

Venha estudar gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, a Sabor e Saber Gastronomia, com a chef e professora de gastronomia e culinária Ana Maria Tomazoni. 

Clique no link e confira mais informações sobre o curso: www.saboresabergastronomia.com.br  ou entre em contato conosco pelos telefones (11) 4121-5315 e 4123-2189.



Comentários

Mais vistas

FESTIVAL GASTRONÔMICO ENCANTOS & SABORES DO SUL DE MINAS

ANA TOMAZONI NA EXPO NEGÓCIOS LITORAL - SÃO SEBASTIÃO