Pular para o conteúdo principal

Semana Mesa São Paulo/Mesa ao Vivo com Slow Food











 Adriana, Ana Tomazoni, Bia, Beth Kovesi e Claudia Mattos - Oficineiras Slow Food 












Todos os anos no mês de Novembro acontece em São Paulo um  grande evento no mundo da gastronomia, neste ano,  foi na semana de 04 a 08/11, com o nome de  Semana Mesa SP, que se divide em outros quatro eventos.

O mesa São Paulo é o principal evento enogastronômico da América Latina que há 10 anos apresenta as novidades e tendências do segmento.

Um evento de grandes saberes e troca de informações do infinito mundo da gastronomia. A  Semana Mesa SP  é uma realização da revista Prazeres da Mesa e do Senac  São Paulo. Realizado no Centro Universitário Senac – Santo Amaro, o evento teve como tema central  RAÍZES - de onde viemos e para onde vamos, com renomados chefs nacionais e internacionais que apresentaram seus saberes nas transformações da gastronomia ao longo do tempo. Muitos chefes premiados como  os dinamarqueses Anita Klemmensen, Christian Puglisi, Trine Hahnemann, o italiano Massimo Bottura, o inglês Miles Irving, e os brasileiros Alex Atala, Jefferson Rueda e Roberta Sudbrack. 
Muitas novidades em mais de 60 atividades por dia e as principais estão distribuídas em quatro categorias: *Mesa ao Vivo*, *Mesa Tendências*, *Mesa na Cidade* e *Mesa no Cinema*.
O  Mesa ao Vivo,  traz uma série de atividades simultâneas, como aulas abertas de gastronomia, degustações, exposições de produtos e performances de chefs em cozinhas especialmente montadas para a ocasião.
Na mesa ao ViVo, com Slow Food e Convivium Grande ABC com Ana Tomazoni no  dia 07.11. às 19horas,  apresentei com mais algumas chefes (Cláudia Mattos, Adriana Vernacci,  Bia Goll),  em nome do Slow Food, a receita de Focaccia integral com caponata de Buriti e Licuri. Nessa oficina começamos por vendar os olhos dos participantes e utilizarmos os sentidos: paladar, olfato, visão, audição entre outros, uma vivência inesquecível onde todos envolveram-se  e participaram com super atenção. Em seguida fizemos as receitas e degustações. Confira as fotos!!!


















O Mesa Tendências  é um congresso gastronômico que traz os principais especialistas e nomes da área para discutir a evolução da gastronomia nos últimos anos. No *Mesa na Cidade* é possível participar de jantares exclusivos nos principais restaurantes de São Paulo.

E, o Mesa no Cinema  abre as atividades do evento com exibição de longas-metragens no CineSesc acompanhada por serviços de petiscos e comidinhas assinadas por chefs, a partir de suas propostas de interpretação dos filmes selecionados



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

DIA NACIONAL DA MANDIOCA HARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

DIA NACIONAL DA MANDIOCAHARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

O Convívio Slow Food Grande ABC SP e a escola Sabor e Saber Gastronomia tem um trabalho de educação alimentar a muitos anos com seus alunos e publico frequentador de eventos, feiras e congressos acadêmicos com estudos e praticas com a mandioca e o fruto nativo no Brasil o Cambuci.

Prefeito Paulo Serra do município de Santo André

O FESTIVAL DO CAMBUCI EM PARANAPIACABA
O Festival do Cambuci de Santo André é um evento realizado pela Prefeitura de Santo André junto à Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Empreendedores / Moradores de Paranapiacaba e diversos restaurantes no centro da cidade.
Este evento tem um papel importante no desenvolvimento do turismo da Vila de Paranapiacaba, reforçando a identidade cultural deste importante fruto nativo da Mata Atlântica e incentivando o desenvolvimento sustentável do local.
O fruto cambuci, pertence à…

OFICINA GASTROETEC: Gastronomia Brasileira e a Importância do Ato de Cozinhar

Oficina GASTROETEC Santa Ifigênia - SP com a Chef e Educadora Ana Tomazoni.