Pular para o conteúdo principal

Visita ao sítio do Bello






Convivium Slow Food  Grande ABC SP e  Convivium Slow Food São Paulo
Anualmente proporcionamos aos alunos e associados a oportunidade de algumas visitas externas, em locais que tem afinidade com a gastronomia para novos Saberes, proporcionar momentos de descontração e congraçamento entre alunos e seus familiares, este ano estivemos ainda mais felizes, pois várias pessoas de convivium São Paulo estiveram conosco.
Quem pode participar: 
Essas visitas estarão abertas a todos, mesmo familiares e não associado (ainda) do Slow Food Brasil. As visitas acontecem o ano todo para qualquer grupo desde que agendadas.  Local : Sitio do Bello – Rodovia dos Tamoios Km 38,  Paraibuna- aproximadamente 120km de SP.
Saímos, logo cedinho no domingo, em caravana cada um com seu carro ou como caronista. A Saída foi da Escola Sabor e Saber Gastronomia. Todos tiveram que ficar atentos ao relógio, pois foi o primeiro dia do horário de verão. Parabéns a todos pela pontualidade.
Marcamos como ponto de encontro o Km.38 da Rodovia Tamoios - SP.  O Douglas já estava nos esperando para amadrinhar o grupo até o Sítio que tem mais 7 Km de estrada de chão.
Marli, Dalva Bolognini com amigas, Rosana Paulon, alunos do nosso curso Dia a Dia e do Capacitação Chef.,  todos associados, foram mais de 30 pessoas.
Saída em grupo : A saída foi pontualmente às 7:50h da manhã do dia 20/10/2013 – Domingo.
Roteiro:

1- Café da manhã caipira na Fazenda do Messias: Coma a vontade mais de 20 alternativas, entre sucos, cafés, quitutes, especialidades caipiras. Casa típica da roça ate’ com museu, tudo muito bem cuidado, colorido, flores       naturais, café no fogão a lenha cada um se servia, uma delicia!



2- Visita monitorada ao Sitio do Bello:


História do Sitio do Bello.  Boas vindas com uma aula sobre as frutas que iriamos encontrar na trilha.
Visita monitorada às trilhas na mata e pomar – plantio e Mata Atlântica, Degustação a vontade das frutas da estação, que cada um escolhia ao seu prazer direto da planta.


Estava tudo tão bom que o almoço  aconteceu às três horas da tarde, em restaurante reservado para o grupo. O restaurante da Suzana, com produtos naturais e fogão a lenha. Local simples mas com muito carinho e comida boa.  



Recomendamos a todos agendarem este passeio, momentos de muita aprendizagem, convívio e alegria;  respirar ar puro, interagir com a mãe natureza que tanto nos dá!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

DIA NACIONAL DA MANDIOCA HARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

DIA NACIONAL DA MANDIOCAHARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

O Convívio Slow Food Grande ABC SP e a escola Sabor e Saber Gastronomia tem um trabalho de educação alimentar a muitos anos com seus alunos e publico frequentador de eventos, feiras e congressos acadêmicos com estudos e praticas com a mandioca e o fruto nativo no Brasil o Cambuci.

Prefeito Paulo Serra do município de Santo André

O FESTIVAL DO CAMBUCI EM PARANAPIACABA
O Festival do Cambuci de Santo André é um evento realizado pela Prefeitura de Santo André junto à Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Empreendedores / Moradores de Paranapiacaba e diversos restaurantes no centro da cidade.
Este evento tem um papel importante no desenvolvimento do turismo da Vila de Paranapiacaba, reforçando a identidade cultural deste importante fruto nativo da Mata Atlântica e incentivando o desenvolvimento sustentável do local.
O fruto cambuci, pertence à…

OFICINA GASTROETEC: Gastronomia Brasileira e a Importância do Ato de Cozinhar

Oficina GASTROETEC Santa Ifigênia - SP com a Chef e Educadora Ana Tomazoni.