Pular para o conteúdo principal

Dia Internacional do Idoso com Ana Tomazoni


  
 O Dia Internacional do Idoso é comemorado anualmente dia 1º. de Outubro.








Este dia foi instituído em 1991 pela (ONU) Organização das Nações Unidas e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e população mundial, com a necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa.
No dia internacional do idoso decorrem várias iniciativas para a população idosa, como palestras, sessões de atividade física e workshops de artes manuais. Eu como gerontologa todos os anos agendo oficinas voluntárias com idosos em asilos, centro dia e faculdades da terceira idade.

Trabalhamos com os alimentos, colocando a mão na massa junto cantamos,  e enquanto assa os biscoitos fazemos ginastica, lembramos de fatos engraçado vividos pelos idosos, damos muitas risadas ...... momentos únicos e inesquecíveis por cada um dos presentes!



Registro aqui fotos da FATI - Faculdade Aberta da Terceira Idade de São Bernardo do Campo, participando de gincana especial com alunos e atividade mão na massa com idosos asilados Casa dos Velhinhos Dona Adelaide de São Bernardo do Campo. Momentos especiais onde rezamos, cantamos, fazemos biscoitos trabalhando nossas articulações e movimentos motores, fazemos vários alongamentos no meio de brincadeiras, a hora passa muito rápida e logo perguntam quando a senhora volta? Quando teremos outro curso? Saímos felizes e com o dever cumprido!

Saber envelhecer é uma arte, cheia de virtudes com emaranhado de atitudes e convivências no caminho de sua passagem por essa vida. Parabenizo a todos que de alguma forma celebram o envelhecer e as conquistas pelos direitos cada vez maior dos idosos.

Site: www.fatisbc.com.br
www. casavelhinhosdonaadelaide.com.br
www.saboresabergastronomia.com.br


Confira a receita que trabalhamos: Bolacha de Especiarias, Aveia e Chocolate

Para a massa:
1 xícara (chá) de açúcar mascavo (130g)
1/2 xícara (chá) de melado (135g)
2 colheres (chá) de canela em pó
2 colheres (chá) de gengibre em pó - 1 colher (café) de cravo em pó
100g de manteiga sem sal
2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada (480g)
2 xícaras de chá de farinha de aveia
2 colheres (sopa) de Chocolate ou cacau em pó
1colher (sopa) de fermento em pó (6g)
2 ovos ligeiramente batidos

Decoração: Chocolate, confeitos, linhaça, gergelim ou frutas oleaginosas (castanhas, caju)

Preparo da massa:
Aqueça em fogo baixo o açúcar, o melado, as especiarias e a manteiga, mexendo até dissolver o açúcar e formar uma calda.Deixe esfriar e reserve.
Em um refratário grande, misture as farinhas, o chocolate em pó e o fermento. Faça uma cova no centro, despeje os ovos e a calda já fria, incorporando, aos poucos, todos os ingredientes.
Trabalhe a massa sobre uma superfície enfarinhada e sove-a por aproximadamente 5 minutos.

Envolva-a em filme plástico e leve-a à geladeira por 30 minutos. Abra a massa com um rolo até atingir 0,5 cm de espessura. Com o auxílio de cortadores, modele diferentes formatos divertidos e coloque-os em um tabuleiro untado e enfarinhado.
Leve ao forno médio (180º C), previamente aquecido, e asse por 12 a 15 minutos.

Preparo da decoração:
Derreta o chocolate e faça a têmpera (esfriar) do dois tipos de chocolate.
com o auxílio de um garfo, banhe alguns biscoitos de pão de mel com uma das coberturas coloque gergelim preto e branco.

Outra opção: despeje um pouco da outra cobertura em um cone de papel manteiga e decore os biscoitos escrevendo a frase

Leve à geladeira por cerca de 5 minutos para secar o chocolate. Acomode os biscoitos em saquinhos de papel celofane, ou em caixinha ou em embalagens para presente.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

DIA NACIONAL DA MANDIOCA HARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

DIA NACIONAL DA MANDIOCAHARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

O Convívio Slow Food Grande ABC SP e a escola Sabor e Saber Gastronomia tem um trabalho de educação alimentar a muitos anos com seus alunos e publico frequentador de eventos, feiras e congressos acadêmicos com estudos e praticas com a mandioca e o fruto nativo no Brasil o Cambuci.

Prefeito Paulo Serra do município de Santo André

O FESTIVAL DO CAMBUCI EM PARANAPIACABA
O Festival do Cambuci de Santo André é um evento realizado pela Prefeitura de Santo André junto à Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Empreendedores / Moradores de Paranapiacaba e diversos restaurantes no centro da cidade.
Este evento tem um papel importante no desenvolvimento do turismo da Vila de Paranapiacaba, reforçando a identidade cultural deste importante fruto nativo da Mata Atlântica e incentivando o desenvolvimento sustentável do local.
O fruto cambuci, pertence à…

OFICINA GASTROETEC: Gastronomia Brasileira e a Importância do Ato de Cozinhar

Oficina GASTROETEC Santa Ifigênia - SP com a Chef e Educadora Ana Tomazoni.