Pular para o conteúdo principal

Conhecendo Minas Gerais: Memorial, Festival, Encontros


Em visita a minha querida consogra Alice, em Belo Horizonte, ela me levou conhecer o Memorial Minas Gerais.
Algo de encantar e dar orgulho de ser brasileira, traz a alma, as tradições, a história mineira contada de forma original e interativa. Cada sala uma surpresa, incrível! não dava vontade de sair de lá de tão agradável e acolhedor cada assunto.
Um museu que instiga o visitante a descobrir a história e os costumes mineiros do século XVIII ao momento atual. Nas 31 salas que compõem o espaço, a tecnologia é usada em conjunto com objetos e cenários tradicionais para criar um espaço rico, moderno e futurista.
O memorial é dividido em três pavimentos e os visitantes tem total liberdade de se locomover no espaço na ordem e forma que desejar.
Fica a dica para quem for a Belo Horizonte, não deixe de visitar o memorial.
www.memorialvale.com.br
Aproveitando para conhecer melhor a cidade, visitei na Praça da Liberdade, no Bairro Funcionários de Belo Horizonte o VI FESTIVAL ANDANDO DE BEM COM A VIDA, que aconteceu de 27 a 29.09.2013, imaginem uma líder do convivium Slow Food São Paulo, vibrando com cada atividade.
O Festival estava riquíssimo de atividades: vivências, palestras, workshops, degustações, atendimentos (como massagens e acupuntura) além de teatros e shows. Todas as atividades realizadas durante o evento eram gratuitas, como a aplicação de vários tipos de massagens e técnicas de bem-estar social, workshops de alimentação natural, palestras abordando o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida (saúde física, mental, espiritual, social e ambiental), diversas oficinas, exposições em várias tendas de instituições empenhadas em contribuir para o desenvolvimento cooperativo, atrações para as crianças e muitos espetáculos artísticos.
O objetivo do Festival é transmitir idéias visando despertar a consciência de práticas saudáveis tanto para o planeta quanto para o indivíduo. Discutir temas socioambientais, entre outros assuntos, da atualidade.
Conversei com várias pessoas envolvidas no festival e me disseram que a intenção é proporcionar aos participantes uma troca de experiências e vivências visando a adaptação e mudança de hábitos que proporcionem mais saúde e bem estar cultural. Parabenizo a todos envolvidos pela organização e sucesso do festival.
Saiba mais no site http://festivalvida.org
Telefone: (31) 3456-7009 - Email: contato@festivalvida.org

Mas não parei por ai participei de uma noite de autógrafos do lançamento do livro MEMÓRIA E ARTE DO QUEIJO DO SERRO - O saber sobre a mesa - de Maria Coeli Simões Pires, da Editora UFMG. Alice, minha querida anfitriã, que conhece a autora foi prestigiar o evento e eu aproveitei a companhia.
A autora professora Maria Coeli é reconhecida na Academia Nacional pela sua produção cientifica e contribuição à cultura, a história de Minas e do Brasil.










Na viagem teve festa em família, acolhimento e muitas celebrações ....

Muito bom viajar, estar com pessoas especiais que nos deixa a vontade, nos ajuda a aprender cada dia mais como é lindo e encantador conhecer a história do nosso país. Obrigada Alice pelo acolhimento, como o mineiro dá e sabe encantar! Obrigada Dra. Fernanda e Rafael pela companhia.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa. Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto. Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva. Dica se fizer no microondas coloque a abobora com casca bem higienizada 10 minutos de um lado virar e mais 5 a 7 minutos do outro lado, sempre potência máxima. Venha estudar  Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professo

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb

GELÉIA COM FRUTO "GULOSA DA MATA ATLÂNTICA"

A minha visita a uma amiga Nair Cisotto Garcia, rendeu, pois além do jamelão,(que publiquei ficha técnica, receita e dicas no Blog ontem) trouxe alguns frutos amarelos, que ela não sabia o nome, mas a cunhada que mora no sítio, no interior de São Paulo já fez geleia e que por ser muito citrica, azedinha, ninguém gosta muito. Semelhantes à várias outras frutas como: cajá, mas o que foi diferenciado e norteador eram os caroços grandes, ao descascar o fruto a pele é fina e polpa bem macia como a do pêssego, porém o gosto é bem azedo, mas não deixa “retrogusto”. Acolhida pela curiosidade, corri para fazer um doce ou outro uso. Pesquisei e quero dividir com vocês essa experiência.  Se você conhece o fruto e já preparou algum prato, por favor escreva para o nosso site.  DOCE  DE GULOSA DA MATA ATLÂNTICA   Ingredientes:  1 kg de da fruta descaroçada   400g de açúcar orgânico cristal   4 colheres de sopa de limão (1 limão)   Modo de Preparo:  Leve ao fogo em panela grande