Pular para o conteúdo principal

Fondue: Dicas de Etiqueta à mesa

Nossa alunas pediram dicas de Etiqueta à mesa para 
uma deliciosa FONDUE:
Nunca leve a boca o garfo da fondue, ele irá várias vezes dentro do caquelon onde todos os convidados colocaram os seus garfos para fritar a carne ou mergulhar a sua fruta. Colocar num prato que estará na mesa a sua frente e com um garfo normal de serviço, você comerá. Esta regra deve ser obedecida como critério de higiene e postura para as fondue doces e salgadas.
Prepare antes: A fondue no microondas ou fogão convencional, as salgadas e as doces, depois leve-a para a mesa no réchaud, apenas para manter aquecida. Você desfrutará melhor sua recepção.
Utilize uma superfície resistente ao calor para colocar (o réchaud) a panela e a lamparina.
A utilização do creme de leite na fondue doce e salgada garante uma autonomia de uso e cremosidade brilhante. Essa dica é valida para os molhos preparados com antecedência evitando contra-tempos.
As frutas devem ser lavadas, cortadas e cobertas com papel filme e mantidas na geladeira até o momento de servir. A fruta gelada adere melhor ao chocolate.
As frutas como maçã, pêra e banana, ao serem cortadas, devem passar pelo suco de limão e depois serem cobertas com papel filme plástico para não escurecerem.
Um réchaud é indicado para servir 4 pessoas. Os garfos normalmente têm duas pontas, são compridos e no cabo têm identificação de cores ou números, para individualizar na hora de servir.
ACOMPANHE SEMPRE A FONDUE COM CHAMPANHE OU VINHOS!


Receita: FONDUE DE CHOCOLATE
Ingredientes: 500 g de chocolate meio amargo; 1 lata de creme de leite com soro; 1 taça (120 ml) de vinho branco seco, ou suco de fruta natural.
Preparo: Preparo: derreta no microondas na potência média (n°5) por 2 min; mexa e coloque mais 1 minuto o chocolate; misture muito bem, até torna-lo cremoso, se necessário coloque mais 1 minuto, atenção sempre potência média. Junte o creme de leite (se tiver soro pode utiliza-lo na  receita) e o vinho até tornar-se um creme brilhante; despeje então no réchaud; se quiser, acenda com chama fraca para mantê-lo aquecido. Sirva com frutas bem higienizados geladinhas, ou bolachas waffer ou bolo bem firme (não fofo) 
As frutas devem ser cortadas em cubos grandes para facilitar na hora de espetar e envolve-las com o creme de chocolate.

Tempo: 30 min. Grau dif. Fácil – Freezer não – Rendimento. 5 pessoas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

DIA NACIONAL DA MANDIOCA HARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

DIA NACIONAL DA MANDIOCAHARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

O Convívio Slow Food Grande ABC SP e a escola Sabor e Saber Gastronomia tem um trabalho de educação alimentar a muitos anos com seus alunos e publico frequentador de eventos, feiras e congressos acadêmicos com estudos e praticas com a mandioca e o fruto nativo no Brasil o Cambuci.

Prefeito Paulo Serra do município de Santo André

O FESTIVAL DO CAMBUCI EM PARANAPIACABA
O Festival do Cambuci de Santo André é um evento realizado pela Prefeitura de Santo André junto à Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Empreendedores / Moradores de Paranapiacaba e diversos restaurantes no centro da cidade.
Este evento tem um papel importante no desenvolvimento do turismo da Vila de Paranapiacaba, reforçando a identidade cultural deste importante fruto nativo da Mata Atlântica e incentivando o desenvolvimento sustentável do local.
O fruto cambuci, pertence à…

OFICINA GASTROETEC: Gastronomia Brasileira e a Importância do Ato de Cozinhar

Oficina GASTROETEC Santa Ifigênia - SP com a Chef e Educadora Ana Tomazoni.