Pular para o conteúdo principal

PIC NIC NA HORTA URBANA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - ACONTECEU


SLOW FOOD - CONVIVIUM GRANDE ABC- SÃO PAULO. 

PIC NIC NA HORTA URBANA - SÃO BERNARDO DO CAMPO 

Uma manhã de sol, com mesa muito bem arrumada e "farta" como um banquete, formada pelos quitutes que cada um que chegava ia colocando na mesa. Tomamos café da manhã na horta, debaixo de um chuchuzeiro e maracujazeiro. Muita conversa boa, conhecimento dos presentes, apresentação dos objetivos e ação social da horta pelo Alemão, diretor responsável pelo projeto junto a Prefeitura de São Bernardo e os objetivos de nosso encontro através da Líder do convívium Ana Maria Tomazoni . O Movimento e Filosofia Slow Food, como uma atividade educativa, e estimula os participantes divulgarem e participarem desse contato direto com a natureza e os alimentos saudáveis 

Em seguida exercícios de alongamento, com dicas do fisioterapeuta Leandro. Durante a visita à horta, a Dra. Gislene Rocha foi dando dicas de nutrição e benefícios sobre as hortaliças e verduras. Uma verdadeira manhã cultural. 

Varias crianças presentes aprenderam a preparar vasos de ervas aromáticas e depois levaram os vasinhos para casa. 

Este foi nosso 1º. Encontro de 2013. iniciado de forma muito típica, com pic nic na horta orgânica. Aconteceu no dia 24 de fevereiro às 09:00 h, no Viveiro Escola e Horta Urbana - Fundação Criança, na Rua: Francisco Visentainer, 804 - Bairro Assunção (ao lado do SESI - São Bernardo do Campo – anexo à Fundação criança. 

Essa horta é fechada aos domingos, a Prefeitura na pessoa do Sr. Vanderlei (Alemão) abriu especialmente para esse encontro e nos acompanhou e deu muitas explicações sobre o Projeto como um todo e esclareceu as duvidas dos participantes. 

Foi contagiante, pois as pessoas saíram com sacolas cheias de hortaliças para a semana e garantiram que a partir de agora terão suas ervas plantadas em casa alem de terem descoberto um bom local para comprar verduras frescas e orgânicas 

Um encontro com relacionamentos e ensinamentos diferenciados, que nos enriqueceram muito, todo mundo saiu com gosto de quero mais. 

A participação e alegria das crianças foi contagiante. 
 
Aguarde comunicado de nosso próximo encontro. Mande-nos sugestões de futuras ações e atividades por e-mail. A participação é livre e gratuita para associados.

* Ana Maria Ruiz Tomazoni
Líder convivium abcsp
slowfoodconviviumabcsp@gmail.com






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

DIA NACIONAL DA MANDIOCA HARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

DIA NACIONAL DA MANDIOCAHARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

O Convívio Slow Food Grande ABC SP e a escola Sabor e Saber Gastronomia tem um trabalho de educação alimentar a muitos anos com seus alunos e publico frequentador de eventos, feiras e congressos acadêmicos com estudos e praticas com a mandioca e o fruto nativo no Brasil o Cambuci.

Prefeito Paulo Serra do município de Santo André

O FESTIVAL DO CAMBUCI EM PARANAPIACABA
O Festival do Cambuci de Santo André é um evento realizado pela Prefeitura de Santo André junto à Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Empreendedores / Moradores de Paranapiacaba e diversos restaurantes no centro da cidade.
Este evento tem um papel importante no desenvolvimento do turismo da Vila de Paranapiacaba, reforçando a identidade cultural deste importante fruto nativo da Mata Atlântica e incentivando o desenvolvimento sustentável do local.
O fruto cambuci, pertence à…

OFICINA GASTROETEC: Gastronomia Brasileira e a Importância do Ato de Cozinhar

Oficina GASTROETEC Santa Ifigênia - SP com a Chef e Educadora Ana Tomazoni.