Pular para o conteúdo principal

JABUTICABA!

Uma aluna me pediu uma receita de doce de jabuticaba, pois foi na casa de uma amiga no interior e apanhou no pé uma quantidade muito grande. 
É na primavera e também no verão que a árvore de jabuticaba floresce. Com a fruta é possível preparar suco, sorvete, licor e outras receitas.
Anotem uma receita bem simples para ser preparada e servida como acompanhamento de pratos doces e salgados ou mesmo no café da manhã com queijinho branco HUMMMMMM!
 Me atrevi a lembrar que minha mãe servia com um bolo muito delicado e fino, com geléia de jabuticaba, anotem e faça, pois é imperdível!

Bolo Delicado com Geléia de Jabuticaba
Ingredientes: 
3 ovos inteiros - claras em neve
100g de margarina
2 xícaras de chá de açúcar
1 ½ xícara de chá farinha de trigo
1 ½ xícara de amido de milho
1 vidro de leite de coco - 200 ml
1 colher de sopa de fermento em pó
Modo de Preparo:
Bater as claras em neve com 3 colheres de açúcar, reserve.
Bater as gemas, o açúcar e a margarina.
A parte peneirar todos os ingredientes secos, em seguida ir misturando ao creme batido aos poucos intercalando com o leite de coco, no final juntar as claras em neve.
Colocar em forma untada com manteiga ou margarina e farinha de trigo .Por 30 a 40 min.
Forno médio 180* graus.
Para servir corte em quadradinhos e peneire açúcar de confeiteiro ou passe delicadamente geléia de damasco,por cima uma camada fina.
É um bolo simples, porem muito, muito FINO e pode-se servir com diferentes versões.

Geléia de Jabuticaba

Ingredientes:
500g de jabuticaba
250g de açúcar refinado

Modo de preparo:
Lave bem as frutas, coloque-as em uma panela de fundo grosso e leve ao fogo amassando com uma colher . Deixe cozinhar, fogo médio, até ficarem bem macias parecendo uma massa de bolo. Depois de 40 minutos no fogo, a jabuticaba já está bem cozida e pronta para passar na peneira.
Em uma peneira, tire o líquido e nele acrescente o açúcar. Volte ao fogo por mais ou menos 30 minutos e deixe cozinhar até engrossar e soltar as laterais da panela. Deixe esfriar e guarde em vidros (vedados com borracha) ou na geladeira. Sirva com torradas, pratos salgados ou recheios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mensagem de Natal Sabor&Saber Gastronomia

Surpreenda-se com essa dica!

Caldo de legumes caseiro