Pular para o conteúdo principal

BOLO CASAMENTEIRO - Santo Antonio



Como devota de Santo Antônio e já tendo conseguido muitos milagres através desse santo, todos os anos festejamos de forma diferente. Este ano, além dos tradicionais pãezinhos Bentos, na Igreja Santíssima Virgem gravamos na RBTV (Rede Brasil de Televisão), no programa A tarde é sua, com a simpática Nani Venâncio o bolo casamenteiro.
A receita do bolo vocês perceberão que é muito simples e fácil. O segredo está na hora de puxar as fitas coloridas, normalmente por mulheres, pois em uma das fitas há uma aliança amarrada. Realmente tudo vira FESTA do Santo Antônio casamenteiro.




Ingredientes:
4 ovos (claras em neve para cobertura)
100 gramas de manteiga
Raspas de 1 limão ou laranja
1 xícara de chá de açúcar
1 xicara de cha de farinha de trigo
1 xícara de cha de amido de milho
1 colher de sopa de fermento em pó.
1 xícara de cha de leite
½ xícara de cha de castanhas do Brasil
Cobertura: 4 claras em neve , 1 xícara de açúcar , ½ xícara de chá de água

Modo de Preparo:
Bater as gemas e a manteiga até ficar bem cremosa, acrescente as raspas de limão e o açúcar, continue batendo até torna-se um creme liso e fofo.
Peneire os ingredientes secos: farinha, amido e fermento vá acrescentando aos poucos na batedeira intercalando com o leite. Finalize com as castanhas.
Coloque em forma untada com manteiga e farinha (fundo com papel manteiga) Asse em forno 180ºC por 35 minutos ou até dourar. Deixe esfriar.
Cobertura:
Fazer uma calda misturando a água e o açúcar, mexa antes de colocar no fogo. Depois não mexa mais deixe engrossar, até colocar a ficar amarelo. Bater as claras em neve bem firme, colocar aos poucos, com a batedeira ligada a calda grossa, não tenha pressa, coloque bem devagar e depois de toda calda colocada deixe bater por 10 a 15 minutos, sem parar, ficara bem firme, aplicar no bolo todo, com auxilio de espátula.
Com auxilio de palito grande ou ponta de faca, vá colocando fitas coloridas, sendo que uma delas tenha uma aliança, amarrada e passada no papel filme..

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb...

PEPINO GELADO NO PALITO E CONSERVA

Em recente visita à Tokyo - Japão, acompanhando meu filho Rodolfo, Nora e Netos, ficamos impressionados com a simplicidade da venda dos legumes bem gelados em forma de picolé, porém curtidos em vinagrete. O pepino é um diurético natural de grande ajuda na dissolução de cálculos renais, oferecendo nutrientes para as células e eliminando impurezas. A água do pepino auxilia no controle da temperatura do corpo e nos seus processos orgânicos. Ainda possui muita fibra e é importante para o sistema digestivo. Está hortaliça é um poderoso tônico para o fígado e rins, além de dar força aos cabelos e unhas graças ao alto teor de sílica e flúor. Que tal fazer uma brincadeira com as crianças, preparar e levar para praia, servir antes do almoço de aperitivo, pense nisso!   Agora você pode usar a mesma receita e fazer uma conserva fatiando os pepinos, e em seguida, colocando a calda de vinagrete.    Acondicione em vidros e mantenha-os na geladeira. Veja o passo a...

QUEIJO ROQUEFORT E SUAS COMBINAÇÕES

Estive neste mês em viagem ao Sul da França, local de muitas montanhas de pedras, rios,  muito verde e flores que  encantam qualquer  turista. Não por acaso, o primeiro local visitado foi a cidade de Roquefort-sur-Soulzon,  que está localizada no CausseduLarzac.  Trata-se de uma cidade pequena, basicamente uma rua, com alguns fabricantes com grandes caves de queijo que levam o mesmo nome da cidade. Isso mesmo, o Roquefort. O Roquefort é o blue cheese mais conhecido do mundo. No entanto, para levar esse nome, é necessário que a maturação do queijo seja feita da forma tradicional, nas cavernas de Cobalou, onde fica a pequena cidade.  O leite cru da ovelha, utilizado para a fabricação deste queijo, é o grande responsável por sua cremosidade. Após o fabrico da massa, o queijo passa por um processo denominado “piquage”, que consiste em precisar o armazenamento da massa, controlar a temperatura e perfurar o queijo para enfim adicionar o fungo...