Pular para o conteúdo principal

Frutas nativas do Brasil


Faz parte do calendário do curso de Capacitação da nossa escola Sabor & SaberGastronomia, uma visita técnica. Este ano priorizamos a visita e valorização das frutas nativas do Brasil, no sitio do Bello em Paraibuna/SP. Nossa escola é associada ao movimento SLOW FOOD que comunga do sentido de alimento, bom, limpo e justo, assim como, usarmos e valorizarmos os ingredientes de nossa Pátria Brasil.
Saímos bem cedinho, às 07h30m, os alunos e amigos muito entusiasmados e curiosos.
A 11 km do Sítio, fomos recepcionados pelo proprietário, Sr. Douglas que nos conduziu até o local e nos recepcionou com um coffee break muito especial, com frutas, bolos, geléias, sucos, tudo preparado com frutas nativas do próprio sitio e da mata Atlântica, “UMA DELÍCIA”.
Quem visita o sítio tem oportunidade de conhecer frutas da mata atlântica, Amazônia, e cerrado, frutas nativas do Brasil muitas delas ameaçadas de extinção devido ao desmatamento desordenado e a falta de criação de cultivos, investimento e valorização comercial.
O Sítio do Bello comercializa polpa da fruta congelada, outros derivados das frutas nativas como geléias, bombons, doces etc.
Aprendemos muito nessa manhã ensolarada de Domingo, caminhando e conhecendo as arvores e plantas do nosso Brasil, alem de conhecer pessoas especiais como o Douglas que incentiva a valorização.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

Já pensou em aromatizar o seu sal?

Inscrevam-se em nossa página no Youtube e recebam dicas exclusivas da Chef Ana Maria Tomazoni.

Mensagem de Natal Sabor&Saber Gastronomia