Pular para o conteúdo principal

II FESTIVAL DE GASTRONOMIA ORGÂNICA DE SÃO PAULO


Aconteceu de 24 a 26 de novembro de 2011, a segunda edição do Festival de Gastronomia Orgânica de São Paulo, com entrada franca, no Parque da Água Branca, na Av. Francisco Matarazzo,455 São Paulo.

A idéia deste festival é promover uma alimentação mais saudável e sustentável….e aumentar o consumo da diversidade orgânica no mercado com preços mais justos.


UMA ESCOLHA: Por que alimento orgânico?

O consumo de alimentos sem aditivos químicos, os chamados orgânicos, aumenta na mesma medida da preocupação do brasileiro com os efeitos sobre a saúde de pesticidas, hormônios de crescimento, antibióticos e outros produtos químicos mais usados por agricultores. No entanto, não é apenas isso que seduz os brasileiros. Além de se relacionarem à qualidade de vida, os produtos orgânicos têm forte apelo ecológico.

Esta idéia de ecologia esta ligada a produtores desses alimentos que se preocupam em preservar o local onde são cultivados.

As nascentes de água são protegidas, as áreas desmatadas são reflorestadas, os animais e vegetação nativos são preservados e não se faz uso de queimadas.

Por tudo isso, é cada vez maior o contingente de pessoas que buscam por esse tipo de alimentação especial. Para se ter uma idéia, há cinco ou seis anos atrás a produção agrícola brasileira de orgânicos era praticamente insignificante. Hoje esses alimentos estão expandindo ao ritmo de 40% ao ano.

Pessoas que estão preocupadas com mais vida saúde e sustentabilidade se reúnem promovendo fóruns, oficinas de alimentação e dos sentidos, chá da tarde e jantares surpreendentes.


Colocamos vendas nos olhos dos participantes, despertando o olfato pelo aroma das ervas frescas, degustações de iogurte orgânico e industrializado, ainda frutas oleaginosa como baru e castanhas do Brasil e finalizamos com a receita de um bom-bocado de mandioca com direito a degustação. Tudo isso à sombra de muitas arvores do parque, cada pessoa queria saber mais e interagir. Uma experiência fantástica para quem ensina e para quem recebe os conhecimentos.Apesar de agenda apertada de final de ano, colaborei voluntariamente ministrando com uma amiga Chef Anayde Lima e a Rosana, promovendo o Slow Food um movimento Internacional que está em mais de 189 países.

Convidamos todos para um pic nic no parque no próximo dia 11.12 no mesmo local, quando comemoraremos o Dia do Terra Madre Day, esperamos vocês.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Surpreenda-se com essa dica!

Mensagem de Natal Sabor&Saber Gastronomia

Caldo de legumes caseiro