Pular para o conteúdo principal

Gengibre afrodizíaco e remédio universal

Gravamos hoje 13/07/11 – para o jornal J+ - da TV +,que vai ao ar (hoje) ás 18:30h, receitas e sugestões com gengibre. Ele é um ingrediente básico na culinária oriental (Japão, China, Thailandia, Indonésia, Índia entre outros) a milhares de anos. Suas propriedades vão muito alem do sabor forte e picante que agrada o paladar e dá um toque especial aos pratos, doces salgados e bebidas. É chamado de remédio universal pela variedade de benefícios que oferece, os mais conhecidos são: aquecer o corpo, acelera o metabolismo, ativa a circulação, estimula a mente, age de forma eficaz nos casos de gripe, tosse, rouquidão, dor de garganta e congestão nasal fortalecendo o sistema imunológico. Seu óleo essencial é utilizado para dores musculares.

Pesquisas também comprovam sua atuação no sistema digestivo, dores abdominais, enjôos e náuseas. Então depois disso tudo só falta você preparar os sucos e receitas que vamos sugerir, assim como esse delicioso bolo gravado para o jornal J+., confira o passo a passo.

Suco digestivo de abacaxi e gengibre

Ingredientes: 1 abacaxi descascado (2 xícara de chá) -½ xícara de chá de hortelã -1 pedaço bem pequeno, + - 1 colher de sopa, de gengibre -1 litro de água filtrada -gelo a vontade

Modo de preparo: Bata o abacaxi, a água, as folhas de hortelã e o gengibre no liquidificador. Servir com gelo. Se quiser coe e coloque o gelo.


Suco de frutas e gengibre (para desintoxicar)

Ingredientes: Duas fatias grossas de abacaxi -1 maçã descascada e sem as sementes -1 colher de sopa de gengibre -1litro de água filtrada, -gelo a vontade

Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador e sirva fresquinho. Se quiser decore os copos com rodelas de frutas.


Chá de gengibre

Ingredientes: 1 colher (sopa) de gengibre ralado -1 colher (sopa) de mel
½ limão espremido -250 ml de água fervente

Modo de preparo: Deite a água a ferver sobre o gengibre ralado. Misture o sumo de limão e o mel, mexendo muito bem. Passe pelo coador e tome, ainda bem quente. Este chá é indicado para estado gripais.


Bolo de frutas e gengibre

Ingredientes: 4 ovos inteiro (claras em neve) – 2 xícaras (chá) de farinha de trigo – 1 ½ xícara

(chá) de farinha integral ou farinha de centeio – 2 xícaras (chá) de açúcar demerara ou (1 xícara de açúcar mascavo e 1 xícara de açúcar refinado) – ½ xícara (chá) de cacau – 2 maçãs picadas com casca – 1 xícara (chá) de uva passa – 1 colher (sopa) de fermento em pó – 1 colher (café) de bicarbonato –1 colher (sopa) de gengibre ralado - 1 xícara (chá) de castanha do Pará em lascas finas – 1 xícara (chá) de óleo – 1 xícara (chá) de água.

Modo de preparo: Bater no liquidificador as gemas, a água e o óleo. Misture todos os ingredientes secos e o gengibre, depois junte aos ingredientes líquidos já batidos. Coloque em forma untada com margarina (22x32cm). Assar em forno quente 180°C, por 45 minutos ou até dourar.

Chá com gengibre e especiarias

Ingredientes: 1 xícara (chá) de açúcar – 1 limão cortado em quatro – 1 limão espremido – 1 pedaço (4cm) de gengibre – cravo, aniz e canela em pau a gosto – 1 ½ litro de água

Modo de preparo: Em uma panela coloque o açúcar e deixe dourar, junte as especiarias, o gengibre, o limão e a água, ferva por 10 a 15 min em fogo médio/baixo. Prove, se necessário coloque mais açúcar. Sirva quente.

Suco de gengibre e caju

Ingredientes:1 litro de água filtrada -1 xícara (chá) de suco concentrado de caju ou a gosto – 1 colher (sopa) de gengibre picado (ou a gosto) – açúcar ou adoçante a gosto – gelo á vontade.

Modo de preparo: Bater tudo no liquidificador todos os ingredientes, coar em peneira fina. Se quiser, sirva com gelo.

Patê especial de Gengibre e Jiló e torradas sírias

Ingredientes: 200g de jiló – 100ml de azeite de oliva – 100g de cebola crua picada – 10g de gengibre ralado– 20ml de vinagre balsâmico – 1 dente de alho picado – 1 folha de sálvia – 1 pimenta dedo de moça – 1 colher (sopa) de mel – sal a gosto

Modo de preparo: Descasque os jilós e bata com os demais ingredientes no liquidificador até triturá-los. Corrija o sal e reserve.

Torradas no micro: Corte o pão sírio primeiro em cruz depois no meio de cada pedaço que cortou. Em um prato refratário coloque os pães cortado um ao lado do outro. Leve ao microondas por 1 min e 30s potência alta. Se necessário coloque mais segundos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Surpreenda-se com essa dica!

Mensagem de Natal Sabor&Saber Gastronomia

Caldo de legumes caseiro