Pular para o conteúdo principal

Pratos quentes para noites frias

Sopa com frango, arroz e legumes

Ingredientes: 1 colher (sopa) de manteiga -1 colher (sopa) de azeite de oliva – 2 dentes de alho – 1 carcaça de frango ou 1 peito de frango – temperos a gosto: sal, pimenta, cebola, salsinha – 1 tomate em cubos – 2 batatas – 1 cenoura – 2 mandioquinhas – 2 litros de água –½ xícara (chá) de arroz cru

Modo de preparo: Em panela de pressão grande, coloque a manteiga e o azeite. Deixe aquecer, junte o

alho espremido e o frango, frite por 2 min. Coloque então: temperos a gosto: cebola, salsinha, pimenta, tomate em cubos, se gostar um pedaço grande inteiro de pimentão, as batatas, cenoura, mandioquinhas, tudo em pedaços médios. Mexer bem refogado. Para finalizar, acrescente 2 litros de água fervente filtrada. Feche a panela de pressão. Quando pegar pressão, marque 5 minutos e desligue. Depois de cozido, retire os ossos, coloque o arroz cru lavado. Deixar ferver até cozer o arroz. Se necessário coloque mais água quente. Sirva com azeite de oliva e queijo ralado. Acompanha torrada.

Rendimento: 6 porções


2. Sopa de abóbora e gengibre

Ingredientes: 1 colher (chá) de curry -1 colher (sopa) de margarina ou manteiga -1 cebola média

picada – 1kg de abóbora picada -4 xícaras (chá) de leite -1 xícara (chá) de leite de coco light -½ colher (chá) de sal -½ pimenta dedo de moça picada -3 talos de cebolinha verde picados –opcional: ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado –gengibre a gosto (sugestão: 1 pedaço de 3 cm).

Modo de preparo: 1.Lave a casca da abóbora e retire as sementes. Leve ao microondas por 7 min de cada lado, potência alta. Com auxílio de uma colher, retire toda a polpa cozida e reserve.

2.Coloque o curry numa frigideira bem grande e de bordas altas. Leve ao fogo baixo por 2 minutos, mexendo sem parar tostar e realçar o sabor.

3.Acrescente a margarina ou manteiga, a cebola e refogue por alguns minutos.

4.Junte a abóbora reservada, o leite, leite de coco e o gengibre tampe a frigideira e deixe cozinhar (fogo baixo) por cerca de 10 minutos.

5.Tempere com sal e a pimenta, tampe novamente e cozinhe por mais 5 minutos. Finalize polvilhando a cebolinha, pimenta dedo de moça bem picada e o queijo parmesão ralado. Sirva em seguida.

6. Outra sugestão: sirva com uma colher (sopa) de creme de leite como decoração.

Rendimento: 6 porções


3. Sopa de lentilha

Ingredientes: 2 xícaras (chá) de lentilha – 1 ½ litro de água – 1 colher (sopa) de azeite – 1 colher (sopa) de óleo – 2 dentes de alho picado – ½ cebola picada – temperos: sal a gosto, pimenta, folha de louro, tomilho, salsa e picada e outras ervas se gostar – 1 lingüiça calabresa

Modo de preparo: 1.Escolha e lave a lentilha, coloque em panela coberta com água quente, deixe descansar por 20 min. Ligue o fogo da panela e deixe ferver até ficar macia.

2. Em uma panela grande, coloque o azeite, o óleo e frite a lingüiça em rodelas, acrescente o alho, a cebola e os temperos. Junte a lentilha cozida e deixe ferver por 10 min. Acerte o sal.

3.Se quiser ferver a lentilha com um amarrado de ervas, ficará mais saborosa.

Rendimento: 6 porções

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Surpreenda-se com essa dica!

Mensagem de Natal Sabor&Saber Gastronomia

Caldo de legumes caseiro