Pular para o conteúdo principal

Bolo de Santo Antonio casamenteiro


Como devota de Santo Antonio, todo ano no dia 13 de junho, faço grandes festas e degustações.

Este ano no dia 12/06, um domingo, comemoramos na casa da amiga Dalva autora do livro “O ponto do doce”, ela preparou o bolo do Santo Antônio, que faz parte do seu livro, cheio de fitas coloridas como manda a tradição, sendo que uma delas tem amarrado uma aliança.



Na festa tinha quentão, salgados, cuscus, pipoca, quirelinha doce (LELE) tudo uma delicia!


O livro, O ponto do doce, de Dalva Soares Bolognini, é um

trabalho que situa o doce como importante componente do imaginário nacional e decisivamente incluído nas formulações de identidades regionais, de sociedades e de indivíduos.


O mesmo foi inspirado na obra “Açúcar” de Gilberto Freire.


Dalva, nessa noite, nos contou muitas histórias de Santo Antônio e a Ana Tomazoni completou com alguns milagres vivenciados por ela e sua família.

Confira as fotos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

Já pensou em aromatizar o seu sal?

Inscrevam-se em nossa página no Youtube e recebam dicas exclusivas da Chef Ana Maria Tomazoni.

Mensagem de Natal Sabor&Saber Gastronomia