Pular para o conteúdo principal

Doce de Espécie Maranhão

Quero dividir com vocês uma receita tradicional resgatada por Tia Noca, e passada para todas as pessoas presente no Encontro Nordeste Culinária em São Luiz do Maranhão, no mês de Abril. Tia Noca, é culinarista que trabalha com o resgate da culinária típica do Maranhão e com o aproveitamento sustentável da produção agrícola e frutífero dos locais onde vive. Uma culinarista que passa suas receitas com muito amor e vivência da terra.


Doce de Espécie

Ingredientes para o doce: 3 unid. de coco ralado – 3 xícaras (chá) de açúc

ar refinado – 2 colheres (sopa) de manteiga – 24 cravos da índia -3 colheres (café) de canela em pó

Ingredientes para massa: 3 xícaras (chá) de farinha de trigo – 3 colheres (sopa) rasa de manteiga – 1 colher (café) de sal – 1 xícara (chá) de água aproximadamente.

Modo de preparo:

Para doce: Coloque em uma panela o coco, o açúcar, a manteiga, o cravo e a canela. Amasse bem por aproximadamente 30 minutos, até que açúcar derreta e a massa fique uniforme. Em seguida, leve ao fogo mexendo com uma colher grande, deixe cozinhar até dar o ponto de cocada mole ou após iniciar a fervura deixe aproximadamente 5 minutos, sempre mexendo. Reserve até

o dia seguinte.

Para massa: Coloque a farinha numa bancada, abra uma

cova no centro, coloque a manteiga, o sal e agregue a água aos poucos, sove até que a massa se desprenda das mãos e fique uma massa lisa e enxuta.

Cubra com um plástico e aguarde 10 minutos. Abra a massa com um cilindro ou rolo e corte do tamanho desejado. Coloque em assadeira untada com manteiga e farinha. Pegue a massa do doce e faça pequenas bolas achatadas e coloque sobre a massa cortada na assadeira, decore com filetes de massa em formas de laços. Asse em forno pré aquecido (180°C) após assados e frios embale em saquinhos de selofane.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Surpreenda-se com essa dica!

Mensagem de Natal Sabor&Saber Gastronomia

Caldo de legumes caseiro