Pular para o conteúdo principal

Terra Madre Day - Oficina com idosos

Nos dias 09 e 10/12/10 – Fizemos Oficinas com idosos da 4ª. Idade, de 75 a 96 anos, quando estiveram presentes 22 pessoas, homens e mulheres.

O objetivo da oficina era trabalhar os sentidos: tato, paladar, olfato, visão e audição e principalmente a parte social e psicológica.

O convite foi feito para todos os idosos do Centro Dia de São Bernardo do Campo que vieram de livre e espontânea vontade, conhecer o espaço de uma escola de gastronomia e fazer uma oficina pratica com receita de biscoitos natalinos.

Ao chegarem as 9:30h conheceram o hall principal da escola, onde há muitas fotos com pessoas ligadas a história da culinária brasileira, e muitos reconheceram e comentaram que gostavam de

assistir as receitas na TV, como por exemplo, Ofélia Anunciato, Beijamim Abrão, Ana Maria Braga etc. Ao chegarem à sala de aula fizeram uma oração de agradecimento a Deus, e já colocaram a touca na cabeça, higienizaram as mãos e começaram a preparar a receita.

“Mão na massa” – Sendo o trabalho motor muito importante, foram incentivados a manusear a massa com as mãos e o pau de massa plástico para facilitar a sua abertura e recortavam com cortadores de motivos natalinos. Enquanto trabalhavam, cantavam e lembravam o tempo de infância ou de suas avós e mães com os preparos dos alimentos.

Enquanto assavam os biscoitos, fizeram mais uma visita a sala de aula dos futuros Chefs, que frequentam o curso de capacitação e preparação para o mercado de trabalho. Era só emoção!Assim que preparados, colocavam no forno para

assar e depois decorar e claro, degustar.

Fizeram um lanche com pães e patês de jiló, ricota e de grão de bico, com suco de clorofila e de cajá, produtos simples do nosso dia a dia e da nossa terra.

Nessa ação, despertamos a auto-estima e valorização de suas lembranças. Passamos amor e carinho, valorizando cada biscoito que preparavam. Vivencias únicas que nos dão grande alegria e motivação para acreditar num mundo melhor!











Ana Maria Ruiz Tomazoni

Doutoranda em Educação PUCSP, Mestra em Gerontologia, Pedagoga, Técnica em Nutrição, Pós Graduada em Hotelaria e Cerimonial de Eventos, co-lider do convivium São Paulo - Brasil

www.anatomazoni.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

Proporção de feijão

FESTIVAL GASTRONÔMICO ENCANTOS & SABORES DO SUL DE MINAS

O Festival Encantos e Sabores do Sul de Minas que aconteceu de 24 a 26 de agosto no Espaço Vila Calango em Passos-MG, teve atrações gratuitas como aulas de gastronomia, palestras, oficinas e mostras de produtos regionais com degustações. O evento foi realizado pelos Cozinheiros Sem Fronteiras com o Apoio da Associação de Restauradores Gastronômicos das Américas (Aregala Internacional) e apoio especial da empresa Roberta Rocha Cooking Business. Entre as atrações e delícias do festival aconteceu o jantar padrão internacional no sábado 26 sendo a renda entregue para a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Passos. 
fotos Gustavo Camargo 25/08/2017







A Educadora e Chef. Ana Maria Tomazoni, membro da Aregala e Cozinheiros sem Fronteiras, realizou palestra e oficina prática com degustações para adultos e crianças na sexta feira dia 25 de agosto às 14:00 h e outra com as crianças às 16:00 h.


Na noite do dia 25 de Agosto aconteceram momentos de autógrafos do livro Educar com Alim…