Pular para o conteúdo principal

Convite para Celebrar o Terra Madre Day

Está na hora de redescobrir os alimentos locais...

“Em 2009, o Slow Food organizou o primeiro Terra Madre Day: mais de 1000 iniciativas em 120 países, representando um dos maiores eventos coletivos jamais realizados em escala global para celebrar a diversidade alimentar, proclamando o direito a um alimento Bom, Limpo e Justo. Os convivia Slow Food e as comunidades de Terra Madre se tornaram porta-vozes de agricultores e produtores de pequena escala, cozinheiros responsáveis e consumidores conscientes, demonstrando, em suas regiões, que a nossa campanha global para uma alimentação melhor começa das economias locais sustentáveis, capazes de tornar mais agradável a vida de cada um de nós.

Neste ano, tivemos a oportunidade de demonstrar não apenas o quanto rica é, em termos de diversidades, a nossa rede, mas também como é interligada e decidida, através do projeto Mil Hortas na África. Durante o Terra Madre Day serão realizados intercâmbios de irmandades entre comunidades e grupos do Slow Food que participam do projeto, além de eventos destinados a arrecadar fundos para ajudar a criação das hortas.

No dia 10 de dezembro é nossa intenção, mais uma vez, chamar a atenção sobre a importância dos alimentos locais, e queremos que cada um utilize a própria criatividade para

divulgar a mensagem, promovendo sistemas alimentares melhores: vamos dar início a uma revolução global, com raízes locais”!
Carlo Petrini - Presidente internacional do Slow Food

Terra Madre Day ao redor do mundo... para conferir os eventos com local e hora é só clicar no site www.slowfoodbrasil.com.br, assim como em outros países.

No ABC você está convidado a participar no Espaço Sabor & Saber Tomazoni Gastronomia – Aberto a todos que, de alguma forma, estão envolvidos com alimentos produzidos artesanalmente e ao resgate desse formato, ou ainda, na produção de alimentos orgânicos e na preservação das espécies.

Av. Senador Flaquer,534 – Vila Euclides - São Bernardo do Campo.

Veja como chegar no site: www.anatomazoni.com.br

Agenda:

Dia 07/12/10 – Encontro em São Bernardo, com a participação do Convivium São Paulo, na figura da Líder Cenia Salles e novos adeptos

Dia 9/12/10 – das 9:30 – as 11;30h - Oficina com idosos da 4ª. idade

Dia 10/12/10 – das 9:30 -11:30h – Oficina com idosos da 4ª.idade.

Comentários

  1. que ótimoa iniciativa...vou estudar direitinho como eu poderia participar e divulgar no meu blog!!

    bjs,
    http://tudojuntoemisturado-lala.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

Proporção de feijão

FESTIVAL GASTRONÔMICO ENCANTOS & SABORES DO SUL DE MINAS

O Festival Encantos e Sabores do Sul de Minas que aconteceu de 24 a 26 de agosto no Espaço Vila Calango em Passos-MG, teve atrações gratuitas como aulas de gastronomia, palestras, oficinas e mostras de produtos regionais com degustações. O evento foi realizado pelos Cozinheiros Sem Fronteiras com o Apoio da Associação de Restauradores Gastronômicos das Américas (Aregala Internacional) e apoio especial da empresa Roberta Rocha Cooking Business. Entre as atrações e delícias do festival aconteceu o jantar padrão internacional no sábado 26 sendo a renda entregue para a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Passos. 
fotos Gustavo Camargo 25/08/2017







A Educadora e Chef. Ana Maria Tomazoni, membro da Aregala e Cozinheiros sem Fronteiras, realizou palestra e oficina prática com degustações para adultos e crianças na sexta feira dia 25 de agosto às 14:00 h e outra com as crianças às 16:00 h.


Na noite do dia 25 de Agosto aconteceram momentos de autógrafos do livro Educar com Alim…