Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial do Coração

Você sabia que tem o Dia Mundial do Coração? A Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 26/10 como Dia Mundial do Coração. O Ministério da Saúde estima que 31,5% dos óbitos no Brasil são provocados por doenças cardiovasculares, tornando-se a primeira causa de morte entre a população brasileira. A doença mata por ano, 7.6 milhões de pessoas, no mundo todo, devido às suas complicações como AVC, infarto, entre outras. No Brasil, ela é responsável por 300 mil mortes ao ano.

É uma doença silenciosa, os principais fatores de risco são: fumo, pressão alta, excesso de peso, vida sedentária, estresse, excesso de colesterol, diabetes, histórico familiar entre outros. A recomendação médica, principalmente nutricional é : consumir fibras (verduras cruas, legumes (feijão e ervilha), frutas frescas, quando possível casca e bagaço. Prefira alimentos integrais (pão, arroz, macarrão etc.) Inclua frutas secas em seu cardápio. Cuidado com excesso de sal e de açúcar.

Evite ou reduza o consumo de alimentos industrializados.

Vamos fazer nossa parte, estando atentos aos exames médicos rotineiros, principalmente quando entramos na idade do lobo e dos “enta”. (quarenta.....); sem esquecer da atividade física. Quanto antes começar, mais anos viveremos, acreditem!!!!

Veja uma receita de Bolo com maçã, passas e castanhas

Ingredientes:
3 ovos inteiros (batidos claras em neve)
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de farinha integral
2 xícaras de açúcar demerara (1 xícara de açúcar mascavo e 1 xícara de açúcar)
½ xícara de chá de cacau
2 maçãs picadas com cascas
1 xícara de chá de uvas passas
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de café de bicarbonato
½ xícara de chá de castanhas do Pará em lascas finas
½ xícara de óleo
1 xícara de chá de água quente

Modo de Preparo:
Bata as gemas, o açúcar e o óleo. Reserve.
Peneire todos os ingredientes secos (farinhas, cacau, fermento e bircabonato) depois junte os ingredientes batidos, a água quente, as maçãs, as passas e as castanhas. Finalize com as claras em neve, incorporando-as a massa. Coloque em forma untada com margarina e farinha.
Assar em forno quente 180o.C, por 45 minutos ou até dourar.
Rendimento: 2 formas de anel central de 22cm ou 1 forma de 35cm.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Surpreenda-se com essa dica!

Mensagem de Natal Sabor&Saber Gastronomia

Caldo de legumes caseiro