Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial do Meio Ambiente

Mesmo em viagem, (no México) não podia deixar de lembrar e comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, falar da natureza, do meio ambiente que é nossa fonte de vida por isso é muito importante sempre refletir.

Em nossa rotina e correria do dia a dia devemos estar antenados para preservar, valorizar a natureza e o meio ambiente, mesmo com pequenas ações, elas farão a diferença no futuro.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972, na abertura da Conferência de Estocolmo sobre Meio Ambiente Humano.
Aqui na Cidade do México há um grande movimento neste dia, com painéis gigantes e até passeatas. “O ambientalismo é um largo movimento político, social e filosófico com várias ações cujo interesse é de proteger a natureza que resta principalmente as de ambiente natural, ou restaurar ou ainda expandir o papel da natureza nesse ambiente.

Objetivos geralmente expressos por cientistas ambientais incluem:
Redução e limpeza da poluição, com metas futuras de poluição zero;
Reduzir o consumo pela sociedade dos combustíveis não-renováveis;
Desenvolvimento de fontes de energia alternativas, verdes, com pouco carbono ou de energia renovável;
Conservação e uso sustentável dos escarsos recursos naturais como água, terra e ar;
Proteção de ecossistemas representativos ou únicos;
Preservação de espécie em perigo ou ameaçadas de extinção;
O estabelecimento de reservas naturais e biosferas sob diversos tipos de proteção; e, mais geralmente, a proteção da biodiversidade e ecossistemas nos quais todos os homens e outras vidas na Terra dependem.
Grandiosos projetos de desenvolvimento - megaprojetos - colocam desafios e riscos especiais para o ambiente natural. Grandes represas e centrais energéticas são alguns dos casos a citar. O desafio para o ambiente com esses projetos está aumentando porque mais e maiores megaprojetos estão sendo construídos, em nações desenvolvidas e em desenvolvimento. (Fonte: wikipedia 31.05.10)

Não só neste dia, tampouco esperar pelos mega projetos ou campanhas educativas, mas em todos os dias, temos de prestar mais atenção à forma como tratamos do ambiente, acolher as campanhas de reutilização e reciclagem, de proteção à natureza e de responsabilidade social.

Pequenas atitudes de atenção tornam-se hábitos, como fechar a torneira rapidamente assim que usada, não jogar lixo na rua, ter na sua bolsa ou no seu carro, um saco para lixo. Usar sacolas de pano e não sacos de plástico. Como queremos viver com qualidade de vida, num ambiente saudável, se não tratamos dele?

Façamos nossa parte com consciência para um amanhã melhor!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Surpreenda-se com essa dica!

Mensagem de Natal Sabor&Saber Gastronomia

Caldo de legumes caseiro