Pular para o conteúdo principal

Dia mundial da conscientização da violência contra a pessoa idosa

A Violência contra a Pessoa Idosa é uma violação aos Direitos Humanos fundamentais. Nesta terça-feira (15/06) é comemorado o Dia Mundial da Conscientização Contra Violência a Pessoa Idosa, data instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência a Pessoa Idosa com objetivo de criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência e, simultaneamente, disseminar a idéia de não aceita-lá como normal.

A violência contra os idosos deve ser entendida como uma grave violação aos Direitos Humanos. A lei nº 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) prevê no artigo 19 que os casos de suspeita ou confirmação de maus tratos contra o idoso são de notificação obrigatória ao Conselho Municipal,

Delegacias de Polícia e Ministério Público. A recusa ou omissão de cuidados devidos e necessários aos idosos, por parte dos responsáveis familiares ou institucionais, é considerada negligência.E preciso marcar e lembrar esta data tão importante, e precisamos agir, cada um fazendo sua parte.

As estatísticas demonstram que os mais pobres e os mais dependentes financeiramente e fisicamente são os que mais sofrem a violência e que mais de 90% das violências ocorrem no seio familiar. Por isso, precisamos educar, capacitar a sociedade em geral, para prevenir, detectar e saber como e quando intervir nas situações de violência contra Pessoa Idosa. Coloco alguns tipos de violências caracterizadas como violação aos direitos
Violência Física: empurrar, bater, obrigar, etc;
Violência Sexual: carícias não desejadas, uso de linguagem erotizada em situação inadequada, ato sexual não desejado, etc;
Violência Psicológica: terror, desvalorização, chantagem, ridicularização, etc;
Violência Econômica: roubo, destruição de bens pessoais, obrigar a vender bens, etc.
Como mestra em gerontologia, professora de terceira ou maior idade, não podia deixar de mencionar uma data tão importante. E lutar por um mundo sem violência e por uma cultura de paz!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

Proporção de feijão

FESTIVAL GASTRONÔMICO ENCANTOS & SABORES DO SUL DE MINAS

O Festival Encantos e Sabores do Sul de Minas que aconteceu de 24 a 26 de agosto no Espaço Vila Calango em Passos-MG, teve atrações gratuitas como aulas de gastronomia, palestras, oficinas e mostras de produtos regionais com degustações. O evento foi realizado pelos Cozinheiros Sem Fronteiras com o Apoio da Associação de Restauradores Gastronômicos das Américas (Aregala Internacional) e apoio especial da empresa Roberta Rocha Cooking Business. Entre as atrações e delícias do festival aconteceu o jantar padrão internacional no sábado 26 sendo a renda entregue para a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Passos. 
fotos Gustavo Camargo 25/08/2017







A Educadora e Chef. Ana Maria Tomazoni, membro da Aregala e Cozinheiros sem Fronteiras, realizou palestra e oficina prática com degustações para adultos e crianças na sexta feira dia 25 de agosto às 14:00 h e outra com as crianças às 16:00 h.


Na noite do dia 25 de Agosto aconteceram momentos de autógrafos do livro Educar com Alim…