Pular para o conteúdo principal

SALONE DEL GUSTO/ TERRA MADRE 2018 ITÁLIA - TURIM


Terra Madre Salone del Gusto é o maior evento internacional dedicado ao alimento. A décima segunda edição foi realizada de 20 a 24 de setembro em alguns dos lugares históricos mais significativos da cidade de Turim, na Itália, e ficou conhecida mais do que nunca como uma edição popular.    
Na edição 2018, Terra Madre Salone del Gusto dialogou ainda mais com os visitantes,compartilhando o conhecimento da forma mais ampla possível e procurando estimular e facilitar a mudança de hábitos alimentares das pessoas.
#FoodforChange (#ComidaParaMudança) é o tema do evento de 2018. Todos foram convidados a questionar suas escolhas alimentares. Ou seja: quais métodos de produção utilizar, que alimentos cozinhar, o que colocar no carrinho de compras. Todos os dias, o alimento que escolhemos nos põe diante de muitas questões que não se referem “simplesmente” ao alimento em si, mas ao meio ambiente, à equidade social, à economia, à política… Escolher um alimento em vez de outro significa tomar partido, não ser indiferente ao planeta em que vivemos e aos seus recursos, pensar no futuro.





Na comitiva brasileira uma pescadora fez a diferença Vanderleia  em nome da COMUNIDADE COLONIA DE PESCADORES  ORLANDO FELICIANO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO, participou  de Forum no Salone del Gusto - Slow Fish  com autoridades de vários países (Espanha, Argentina, Filipinas, Itália, Indonésia) discutindo sobre água mares dentro da filosofia Alimento BOM LIMPO E JUSTO.  Um evento com tradução simultânea. No final da Apresentação a lider do Convivio Grande ABC SP Ana Tomazoni  serviu o frutoi brasileiro, da Mata Atlântica cambuci  e cachaça com cambuci e as 


Não apenas os produtores do mercado, selecionados segundo critérios cada vez mais rigorosos. Não apenas as comunidades do alimento, que durante cinco dias levaram a agrobiodiversidade dos alimentos do mundo para a cidade e discutirão problemas e soluções comuns. Não apenas os cozinheiros, que conscientes do fato de que não se pode separar o prazer da responsabilidade com os produtores, usaram sua criatividade para interpretar e valorizar seus territórios da melhor forma possível. Não apenas os relatores das conferências, personalidades influentes que, de vários pontos de vista, mostraram como uma visão mais ampla do alimento pode mudar o planeta para melhor ou pior…

Terra Madre Salone del Gusto 2018 abordou a vida cotidiana das pessoas, pedindo que reflitam sobre a forma com que se alimentam, fazem compras, com que veem o alimento em geral, estimulando uma mudança ampla e difusa que leve a uma consciência maior. Mais do que nunca, essa mudança é necessária, pois aquilo que comemos causa um impacto, mais ou menos profundo, em nosso planeta e nos recursos naturais, na vida de quem produz, na nossa saúde, no bem-estar dos animais que criamos.O Terra Madre Salone del Gusto 2018 Fez as pessoas refletirem que é possível mudar o mundo a partir do alimento.











cerâmicas  da Rede BALSEAR!






Fonte: Slow Food Brasil e Material Imprensa Slow Food Terra Madre 2018

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

MOQUECA DE BANANA DA TERRA COM ARROZ DE COCO E FAROFA

Confira a receita apresentada no Culinária+ pela Chef Ana Maria Tomazoni

MOQUECA DE BANANA DA TERRA
Ingredientes:
- 1 kg de banana da terra
- 2 limões
- 2 dentes de alho amassado
- 1 pimenta dedo de moça (sem sementes, picada)
- Sal
- 2 colheres de azeite de dendê ou azeite de oliva
- 3 cebolas em rodelas
- 1 pimentão vermelho em rodelas
- 1 pimentão verde ou amarelo em rodelas
- 8 tomates sem pele e sem sementes picados (ou 2 xícaras de molho de tomate natural)
- 1 vidro de leite de coco- Salsinha fresca picada ou coentro picado

Modo de Preparo:
1. Descasque e corte a banana ao meio (no comprimento) e pique formando pedaços de 10 cm. Esprema limão, adicione o alho, a pimenta dedo de moça e o sal e deixe marinar por 1 hora.
2. Refogue no azeite a cebola com os pimentões e o tomate, desligue o fogo e adicione as ervas.
3. Em uma panela, de preferência de barro, faça uma cama com 1/3 do molho, interc…

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa.

Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto.
Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva.