Pular para o conteúdo principal

DO QUINTAL À MESA - ENCONTRO INTERGERACIONAL - Memoria São Bernardo do Campo


 DO QUINTAL À MESA: ALIMENTAÇÃO
No dia 28, ultima quarta feira do mês de Novembro participei como Educadora Alimentar, Chef de Cozinha, pesquisadora e líder do Movimento Slow Food Brasil, com Convivio Slow Food Grande ABC SP, de encontro intergeracional com grupo de idosos frequentadores do Centro da Memória de SBCampo e crianças da escola  Emeb Rui Barbosa.  Trabalhamos uma interação de perguntas curiosas, para os idosos, sobre o que existia no quintal deles quando crianças e jovens. Para ter uma ideia tinha um vovô de 105 anos, Sr. João Gava, frequentador do centro de memoria, super lucido e falante, encantou a todos; contou do quintal com galinhas, do leite entregue nas casas, das frutas e inclusive o cambuci que servimos degustação para as crianças e todos os presentes. 
Trabalhamos a história dos batateiros e o porque desse "apelido". A presença de uma integrante, a Sra. Émerim, do Teatro Regina Pacis de SBCampo, vestida com fantasia de batata e encenando a "Senhora Batata", contou porque quem nasce em São Bernardo do Campo é chamado de batateiro!
Nós, da Escola Sabor & Saber, em SBCampo há mais de 36 anos, trabalhamos em Oficina Sensorial com vários tipos de "tubérculos" onde a batata foi a rainha da festa,  várias cores e sabores.... aromas diferentes, crua, cozinha, crocante. A degustação foi batata cremosa como purê e batata palha com suco de cambuci. No final bolo de batata doce com geleia de cambuci para todos os presentes.
A data do nosso encontro foi próxima a que se comemora o Terra Madre Day, (Slow Food). O Slow Food no mundo todo celebra, oficialmente no dia 10 de dezembro ou em datas próximas, de diversas maneiras, desde pequenas reuniões até grandes festivais musicais. O conceito do alimento bom, limpo e justo tem seus diferentes momentos e propostas especiais.

Terra Madre Day é a celebração do alimento local, da solidariedade, união e do prazer de compartilhar o alimento natural, no nosso caso foram as batatas e suas variedades com degustações e muitas memorias do quintal à mesa no grande ABC SP.
Escrito e documentado por Ana Maria Ruiz Tomazoni

OBS. MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO -SECRETARIA DE CULTURA
DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA PÚBLICA E PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA
DIVISÃO DE PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA
SEÇÃO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO
CENTRO DE MEMÓRIA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

Alameda Glória , 197  - Centro - SBC. CEP 09725-390 - Telefone/fax: 4123-8858 
CONVERSAS DE MEMÓRIA, acontecem toda ultima quarta feira de cada mês.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa. Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto. Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva. Dica se fizer no microondas coloque a abobora com casca bem higienizada 10 minutos de um lado virar e mais 5 a 7 minutos do outro lado, sempre potência máxima. Venha estudar  Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professo

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb

GELÉIA COM FRUTO "GULOSA DA MATA ATLÂNTICA"

A minha visita a uma amiga Nair Cisotto Garcia, rendeu, pois além do jamelão,(que publiquei ficha técnica, receita e dicas no Blog ontem) trouxe alguns frutos amarelos, que ela não sabia o nome, mas a cunhada que mora no sítio, no interior de São Paulo já fez geleia e que por ser muito citrica, azedinha, ninguém gosta muito. Semelhantes à várias outras frutas como: cajá, mas o que foi diferenciado e norteador eram os caroços grandes, ao descascar o fruto a pele é fina e polpa bem macia como a do pêssego, porém o gosto é bem azedo, mas não deixa “retrogusto”. Acolhida pela curiosidade, corri para fazer um doce ou outro uso. Pesquisei e quero dividir com vocês essa experiência.  Se você conhece o fruto e já preparou algum prato, por favor escreva para o nosso site.  DOCE  DE GULOSA DA MATA ATLÂNTICA   Ingredientes:  1 kg de da fruta descaroçada   400g de açúcar orgânico cristal   4 colheres de sopa de limão (1 limão)   Modo de Preparo:  Leve ao fogo em panela grande