Pular para o conteúdo principal

DO QUINTAL À MESA - ENCONTRO INTERGERACIONAL - Memoria São Bernardo do Campo


 DO QUINTAL À MESA: ALIMENTAÇÃO
No dia 28, ultima quarta feira do mês de Novembro participei como Educadora Alimentar, Chef de Cozinha, pesquisadora e líder do Movimento Slow Food Brasil, com Convivio Slow Food Grande ABC SP, de encontro intergeracional com grupo de idosos frequentadores do Centro da Memória de SBCampo e crianças da escola  Emeb Rui Barbosa.  Trabalhamos uma interação de perguntas curiosas, para os idosos, sobre o que existia no quintal deles quando crianças e jovens. Para ter uma ideia tinha um vovô de 105 anos, Sr. João Gava, frequentador do centro de memoria, super lucido e falante, encantou a todos; contou do quintal com galinhas, do leite entregue nas casas, das frutas e inclusive o cambuci que servimos degustação para as crianças e todos os presentes. 
Trabalhamos a história dos batateiros e o porque desse "apelido". A presença de uma integrante, a Sra. Émerim, do Teatro Regina Pacis de SBCampo, vestida com fantasia de batata e encenando a "Senhora Batata", contou porque quem nasce em São Bernardo do Campo é chamado de batateiro!
Nós, da Escola Sabor & Saber, em SBCampo há mais de 36 anos, trabalhamos em Oficina Sensorial com vários tipos de "tubérculos" onde a batata foi a rainha da festa,  várias cores e sabores.... aromas diferentes, crua, cozinha, crocante. A degustação foi batata cremosa como purê e batata palha com suco de cambuci. No final bolo de batata doce com geleia de cambuci para todos os presentes.
A data do nosso encontro foi próxima a que se comemora o Terra Madre Day, (Slow Food). O Slow Food no mundo todo celebra, oficialmente no dia 10 de dezembro ou em datas próximas, de diversas maneiras, desde pequenas reuniões até grandes festivais musicais. O conceito do alimento bom, limpo e justo tem seus diferentes momentos e propostas especiais.

Terra Madre Day é a celebração do alimento local, da solidariedade, união e do prazer de compartilhar o alimento natural, no nosso caso foram as batatas e suas variedades com degustações e muitas memorias do quintal à mesa no grande ABC SP.
Escrito e documentado por Ana Maria Ruiz Tomazoni

OBS. MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO -SECRETARIA DE CULTURA
DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA PÚBLICA E PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA
DIVISÃO DE PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA
SEÇÃO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO
CENTRO DE MEMÓRIA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

Alameda Glória , 197  - Centro - SBC. CEP 09725-390 - Telefone/fax: 4123-8858 
CONVERSAS DE MEMÓRIA, acontecem toda ultima quarta feira de cada mês.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa.

Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto.
Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva.

Confeitaria Profissional - Escola Sabor&Saber Gastronomia

🍰🥧🍮CONFEITARIA PROFISSIONAL🍩🍪🎂 Uma nova profissão para os amantes da Confeitaria. Em apenas 2 meses faça o nosso curso e saia faturando! Venha aprender técnicas, decorações atuais e preparações gourmets. Abrange: bolos, doces finos, macarons, cupcake, chocolateria, pasta americana, bicos, esculturas e muito mais... Turma prevista para o dia: 12/06 (nova data) todas as Terças e Quartas-feiras das 19h ás 22h.
☎️ Ligue para: (11)4121-5315 ou acesse o nosso site:
💻www.saboresabergastronomia.com.br
📢 NÃO PERCA, AGORA É A SUA OPORTUNIDADE DE FAZER A DIFERENÇA! 📢