Pular para o conteúdo principal

DEGUSTANDO HISTÓRIAS... Saberes & Sabores: O Pão

DEGUSTANDO HISTÓRIAS... Saberes & Sabores: O Pão (UMAPAZ)

Sobre: 
Unindo saberes populares e acadêmicos, nestes 2 encontros  (re)conhecemos um dos alimentos essenciais mais antigos, presente em várias culturas da História da Civilização. Os ingredientes, sua história – da produção à conservação – e sua importância para a Humanidade, simbolizando alimento para o corpo e para o espirito. “Vida, Renovação, Prosperidade, Humildade, Sacrifício”. Compartilhamos receitas, muitas experiências e histórias! Ao final, degustamos muitas iguarias especialmente preparadas para o evento!

Encontro I – 06 de dezembro, quinta-feira
O GRÃO, A ÁGUA & O PÃO
PLANTAR, COLHER, EXTRAIR, FAZER
Através dos relatos podemos dizer que os primeiros pães surgiram há mais de 12 mil anos...  Tinham o formato oval e achatado – e eram feitos de GRÃOS (aveia, cevada, trigo, gergelim e outros cereais – os chamados grãos ancestrais) triturados rusticamente. Depois, misturados com ÁGUA, eram deixados sobre pedras, para levedarem grosseiramente. E então eram assados sobre pedras ou cobertos com brasas. Duros e secos – e, provavelmente, muito amargos... – precisavam ser lavados com muita ÁGUA fervente, antes de serem consumidos.

Encontro II – 07 de dezembro, sexta-feira
O PÃO PELO MUNDO...
Características próprias de cada Continente, variações que vão dos ingredientes às formas de produção. “O Modo como a comida é feita e apresentada, a limpeza, o sabor: tudo contribui para que o momento em que se recebe o alimento seja uma oração e um agradecimento à vida.” (Cozinhe com os Monges, Ed.Planeta). Uma pequena viagem pelos Saberes & Sabores, com direito a muitas histórias, curiosidades e... receitas!










A Dra. Chef Ana Tomazoni com a Profa. Adriana Vernacci celebraram o dia do Terra Madre Day - Slow Food, apresentaram uma linda mesa da biodiversidade brasileira junto à Arca do Gosto, do Movimento Slow Food Brasil.. 
Em sua palestra mostrou a  importância do pão junto a gastronomia brasileira, com as razes mandioca e batata.Finalizamos com Coral local e musica onde todos cantaram juntos, como em oração e bençãos pelos momentos de saberes junto ao evento. 

Dias: 06 e 07 de dezembro de 2018, quinta e sexta-feira
Horário: das 9h00 às 12h00

Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268.

Pedestres: Portão 7A.

Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/umapaz/escola_municipal_de_jardinagem/programacao_mensal/index.php?p=267353 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

MOQUECA DE BANANA DA TERRA COM ARROZ DE COCO E FAROFA

Confira a receita apresentada no Culinária+ pela Chef Ana Maria Tomazoni

MOQUECA DE BANANA DA TERRA
Ingredientes:
- 1 kg de banana da terra
- 2 limões
- 2 dentes de alho amassado
- 1 pimenta dedo de moça (sem sementes, picada)
- Sal
- 2 colheres de azeite de dendê ou azeite de oliva
- 3 cebolas em rodelas
- 1 pimentão vermelho em rodelas
- 1 pimentão verde ou amarelo em rodelas
- 8 tomates sem pele e sem sementes picados (ou 2 xícaras de molho de tomate natural)
- 1 vidro de leite de coco- Salsinha fresca picada ou coentro picado

Modo de Preparo:
1. Descasque e corte a banana ao meio (no comprimento) e pique formando pedaços de 10 cm. Esprema limão, adicione o alho, a pimenta dedo de moça e o sal e deixe marinar por 1 hora.
2. Refogue no azeite a cebola com os pimentões e o tomate, desligue o fogo e adicione as ervas.
3. Em uma panela, de preferência de barro, faça uma cama com 1/3 do molho, interc…

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa.

Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto.
Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva.