Pular para o conteúdo principal

ANA TOMAZONI CELEBRANDO COM COMIDA DE VERDADE: ANIVERSARIO DO MERCADO RUDGE RAMOS

                                        Mercado Municipal do Rudge Ramos Crédito: Omar Matsumoto

Patrimônio histórico-cultural de São Bernardo, o Mercado Municipal do Rudge Ramos (Avenida Caminho do Mar, 3344) completa 50 anos de história. No dia 10 de novembro  contou com uma grande festa. Organizado pela Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Cultura, a celebração começou às 10:00, com a bênção do Padre Beto, da Igreja São João Batista, e foi até às 21:00, com workshops gastronômicos, apresentações musicais, pinturas faciais e de dança.
Inaugurado em 1968, o mercadão conta com 65 lojas, com diversos tipos de produtos, que vai das verduras, legumes, carnes e laticínios a calçados, roupas, papelaria e utensílios domésticos. Possui cerca de 3.000 frequentadores por semana. Mais do que um espaço para compras, o Mercado Municipal do Rudge Ramos fortaleceu ao longo desses anos a relação de amizade entre os comerciantes e moradores.

O Mercado Municipal do Rudge Ramos funciona de segunda à sábado, das 8:00 às 19:00, e está localizado na Avenida Caminho do Mar, 3.344, bairro Rudge Ramos.
A Escola Sabor & Saber Gastronomia participou com Oficina Gastronômica com pratos vegetariano, utilizando a abobora como vegetal rico em vitaminas, sais minerais e um grande coringa na mesa do dia a dia da Culinária Brasileira.
Nossa ação aconteceu as 19:00, com publico participando e degustando nossas receitas! Tudo em clima de muita festa e querendo mais oficinas de gastronomia.
A Educadora e Chef de Cozinha Ana Tomazoni, contou com a colaboração dos associados do Movimento Internacional Slow Food  (Alimento BOM – LIMPO E JUSTO) que encantaram o publico.
O Mercado do Rudge faz parte da história de São Bernardo do Campo. Frequentador do espaço, o prefeito Orlando Morando exalta a trajetória e toda a representatividade do Mercadão. “A Prefeitura apoia todas ações que valorizam a história da nossa cidade. Este lugar, em especial. Sua tradição é reconhecida por toda a população”,
Para o secretário de Cultura e Juventude, Adalberto Guazzelli, é fundamental preservar o patrimônio histórico-cultural da cidade, por isso esta Pasta está à frente de toda a programação. “Vínhamos ao Mercado do Rudge em passeios de final de semana. Sendo uma das metas do governo Orlando Morando, o resgate e estímulo a pontos tradicionais da cidade, esta festa, em ação conjunta, para comemorar 50 anos do espaço, ratifica esse propósito”, disse.
Há previsão de uma Revitalização, com parcimônia onde o  Mercado Municipal deverá passar por adequações para melhorar a sua acessibilidade, além de outras intervenções que estão em estudo. As obras deverão ser feitas pela Prefeitura de São Bernardo em parceria com a Associação dos Permissionários do Mercado Municipal. 

CREME DE ABÓBORA ESPECIAL
Ingredientes:
      1 colher de sopa de azeite de oliva
      2 dentes de alho (grandes e picados)
      1 cebola (picada)
      4 xícaras de abóbora (cabotiã) cozida sem casca
      1 ½ litro de caldo de legumes caseiro ou água
      Sal e noz moscada a gosto
      1 colher de sopa de gengibre fresco ralado
      2 frutos cambuci sem casca
Modo de Preparo:
1.         Lave a abóbora com muito cuidado e higienize. Deixe com a casca e fure com o garfo.
2.         Leve a abóbora ao micro-ondas por 10 minutos potência alta, vire do outro lado e deixe + ou – 10 minutos. (ou até ficar macia).
3.         Espere esfriar retire a casca e bata no liquidificador com água ou caldo de legumes caseiro. Se usar o fogão convencional. Descasque a abóbora e cozinhe com água.
4.         Em uma panela coloque o azeite o alho e a cebola e refogue. Junte a abóbora batida, o sal, a noz moscada, o gengibre ralado, e o cambuci deixe ferver por aproximadamente 10 minutos.
5.         Mexa com frequência, até formar um creme homogêneo,  brilhante e cozido.
6.         Sirva quente.

CREME DE ABÓBORA (CURAU)
Ingredientes:
      5 xícaras de chá de abóbora (cabotiã) japonesa
      1 litro de leite
      1 xícara de chá de açúcar ou a gosto
      1 pitadinha de sal
      1 vidro (200ml ) de leite de coco
      Canela para polvilhar (ao servir)

Modo de Preparo:
1.     Lave a abóbora com muito cuidado e higiene, deixe com a casca, fure com garfo.
2.     Leve a abóbora ao micro-ondas por 10 minutos potência alta, vire do outro lado e deixe + ou – 10 minutos. (ou até ficar macia).
3.     Espere esfriar retire a casca e bata no liquidificador com leite, Se usar o fogão convencional. Descasque a abóbora e cozinhe com água.
4.     Escorra a água e espere esfriar. Depois, coloque-a no liquidificador com 500 ml de leite.
5.     Bata bem e coloque em uma panela, junte com os                      500 ml de leite, se quiser  coloque o leite de coco e o amido. Não se esqueça da pitada de sal para realçar o sabor.
6.     Mexa com frequência, até formar um creme homogêneo,  brilhante e cozido.
7.     Sirva quente ou frio polvilhando a canela a gosto.
Obs.: Você pode usar a abobora cozida para saladas, purês salgados ou doces. - quibes - docinhos de festas ou sorvetes 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa. Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto. Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva. Dica se fizer no microondas coloque a abobora com casca bem higienizada 10 minutos de um lado virar e mais 5 a 7 minutos do outro lado, sempre potência máxima. Venha estudar  Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professo

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb

GELÉIA COM FRUTO "GULOSA DA MATA ATLÂNTICA"

A minha visita a uma amiga Nair Cisotto Garcia, rendeu, pois além do jamelão,(que publiquei ficha técnica, receita e dicas no Blog ontem) trouxe alguns frutos amarelos, que ela não sabia o nome, mas a cunhada que mora no sítio, no interior de São Paulo já fez geleia e que por ser muito citrica, azedinha, ninguém gosta muito. Semelhantes à várias outras frutas como: cajá, mas o que foi diferenciado e norteador eram os caroços grandes, ao descascar o fruto a pele é fina e polpa bem macia como a do pêssego, porém o gosto é bem azedo, mas não deixa “retrogusto”. Acolhida pela curiosidade, corri para fazer um doce ou outro uso. Pesquisei e quero dividir com vocês essa experiência.  Se você conhece o fruto e já preparou algum prato, por favor escreva para o nosso site.  DOCE  DE GULOSA DA MATA ATLÂNTICA   Ingredientes:  1 kg de da fruta descaroçada   400g de açúcar orgânico cristal   4 colheres de sopa de limão (1 limão)   Modo de Preparo:  Leve ao fogo em panela grande