Pular para o conteúdo principal

SISANSP 2018 (Seminário Internacional de Segurança Alimentar com Garantia de Qualidade Nutricional)

Na semana do dia mundial da Segurança Alimentar e Nutricional, aconteceu o seminário SISANSP 2018 apresentou em todos os dias do evento, painéis de trabalhos e ações sobre Segurança Alimentar e Nutricional, realizados por alunos e profissionais envolvidos neste contexto.
O evento foi transmitido ao vivo, com 1378 acompanhamentos online e mais de 150 pessoas presentes.
Você sabe o que é Segurança Alimentar?
A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam social, econômica e ambientalmente sustentáveis."
 (Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional, art. 3º, 2006).

O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) coordena as políticas públicas voltadas para a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada, a redução da insegurança alimentar, a obesidade e o sobrepeso. Composto por uma Câmara Interministerial e um Conselho, que contém a participação de 20 ministérios e entidades da sociedade civil, o sistema está recebendo a adesão de novos  municípios, como adesão do nosso munícipio São Bernardo do Campo.
Ingressar no SISAN possibilita que municípios firmem parceiras para ajudar no desenvolvimento de ações na área. 
 Para fazer a adesão, o município precisa ter criado, por projeto de lei ou decreto, uma Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e ter um Conselho de Segurança Alimentar (COMSEA) funcionando. E, a partir disso, procurar o órgão estadual e reivindicar a adesão. E o órgão estadual vai orientar o que ele precisa fazer e o município precisará se comprometer a fazer um plano de segurança alimentar em um ano.”
Após aderirem ao sistema, serão considerados prioritários os municípios que apresentarem projetos para concorrerem nos editais de financiamento das ações locais, lançados pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Os municípios também podem participar de atividades de capacitação e encontros para qualificar a gestão.  
Segue abaixo, algumas fotos da palestra do dia 24 de Outubro: AS PRATICAS EDUCACIONAIS PARA SEGURANÇA ALIMENTAR NUTRICIONAL COM GARANTIA DE QUALIDADE.
Apresentando as práticas de Segurança Alimentar e Nutricional
Degustação de preparações com alimentos brasileiros do Bioma Mata Atlântica
Apresentação da comunidade Associação dos Pescadores de São Bernardo do Campo com a presidente Vanderleia Rochumback
Práticas junto ao movimento Slow Food Brasil. Convívio Slow Food Grande ABC-SP
Oficina mão na massa e degustações com Cambuci, Mandioca, Umbu, etc.
Platéia
Certificado do fruto Cambuci na Arca do Gosto, por ocasião no Terra Madre e Salon Del Gusto 2012 em Turim-Itália

A marinheira Vanderleia Rochumback relatando suas vivências na Represa Billings como pescadora e pequena agricultora artesanal. Contou sua experiência com apresentações na Itália (Terra Madre 2018).
Degustação da platéia
Conhecendo a cozinha e os Cozinheiros do @NURAP Centro Gastronômico
Mesa da Biodiversidade Brasileira
Encerramento




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa.

Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto.
Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva.

Confeitaria Profissional - Escola Sabor&Saber Gastronomia

🍰🥧🍮CONFEITARIA PROFISSIONAL🍩🍪🎂 Uma nova profissão para os amantes da Confeitaria. Em apenas 2 meses faça o nosso curso e saia faturando! Venha aprender técnicas, decorações atuais e preparações gourmets. Abrange: bolos, doces finos, macarons, cupcake, chocolateria, pasta americana, bicos, esculturas e muito mais... Turma prevista para o dia: 12/06 (nova data) todas as Terças e Quartas-feiras das 19h ás 22h.
☎️ Ligue para: (11)4121-5315 ou acesse o nosso site:
💻www.saboresabergastronomia.com.br
📢 NÃO PERCA, AGORA É A SUA OPORTUNIDADE DE FAZER A DIFERENÇA! 📢