Pular para o conteúdo principal

Receita: Croque Monsieur Tartine


CROQUE MONSIEUR TARTINE

Toast faz sucesso em restaurantes, lanchonetes, food truck e em nossa casa,  mas o conceito é mais antigo do que o pão fatiado. O monsieur Croque, com molho cremoso normalmente bechamel (molho branco), é há muito tempo uma clássica comida caseira francesa.

A cada ano que passa o humilde pão tem sido mais procurado e novas versões que são criadas, e lembrado como confort food..

Pense em torradas grossas e crocantes sob estas coberturas: de frios (peito de peru, presento, embutidos diversos) queijos variados, e há quem goste de brincar com geleias e frutas ex: geleia de figo coberta com queijo de cabra e nozes picadas; dois camarões descansando em purê de abacate polvilhado com sal e suco de limão; mascarpone (ou queijo cremoso) com bacon desintegrado e uvas frescas picadas. As possibilidades são intermináveis.

Particularmente, o croque monsieur, em versão original, surgiu uma deliciosa combinação de presunto e queijo Gruyère em pão torrado e coberto com molho branco.  Apareceu pela primeira vez nos menus em Paris por volta de 1910. Hoje é utilizado como almoço principalmente pelos franceses e acompanhado de salada de folhas frescas.


Croque monsieur tartine

4 porções
Para o molho bechamel: 
3 colheres de sopa de manteiga sem sal 
3 colheres de sopa de farinha de trigo
 
4 xícaras de chá de leite quente
 
Sal e pimenta moída a gosto
 
Noz moscada, a gosto
Para o tartine: 
Quatro fatias grossas de pão de estilo caseiro
8 fatias de presunto cozido
 ou peito de peru
1 xícara de queijo Gruyère ralado ou emental
1 xícara de chá de mussarela ralada
Modo de preparo
2. Para fazer o béchamel: Adicione a manteiga a uma panela de fundo grosso e derreta em fogo baixo. Em uma panela pequena separada, aqueça o leite em fogo baixo (não deixe ferver).
3. Enquanto o leite aquecer, bata a farinha na manteiga derretida,  sem parar de mexer coloque o leite quente aos poucos  aos poucos , mexendo sempre até a mistura ficar homogênea. Aumente o fogo para médio, deixe ferver e tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Continue a cozinhar, mexendo de vez em quando, até que o molho engrosse, cerca de 3 minutos a mais. Remova o bechamel do fogo.
4. Para montar as tartines:
Torre as as fatias de pão antes de serem montadas. Isso é opcional. Em  assadeira untada monte os tartines com duas fatias sobrepostas de presunto por cima. Para cada sanduíche, espalhe 1 a 2 colheres de sopa do bechamel sobre o presunto (mais, se desejar). Polvilhe os queijos ralado uniformemente sobre o bechamel. Asse até que o queijo derreta e uniformemente marrom, eo pão é dourado e crocante no fundo, cerca de 12 a 15 minutos.
5. Sirva imediatamente com uma salada simples de verduras mistas.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa. Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto. Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva. Dica se fizer no microondas coloque a abobora com casca bem higienizada 10 minutos de um lado virar e mais 5 a 7 minutos do outro lado, sempre potência máxima. Venha estudar  Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professo

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb

GELÉIA COM FRUTO "GULOSA DA MATA ATLÂNTICA"

A minha visita a uma amiga Nair Cisotto Garcia, rendeu, pois além do jamelão,(que publiquei ficha técnica, receita e dicas no Blog ontem) trouxe alguns frutos amarelos, que ela não sabia o nome, mas a cunhada que mora no sítio, no interior de São Paulo já fez geleia e que por ser muito citrica, azedinha, ninguém gosta muito. Semelhantes à várias outras frutas como: cajá, mas o que foi diferenciado e norteador eram os caroços grandes, ao descascar o fruto a pele é fina e polpa bem macia como a do pêssego, porém o gosto é bem azedo, mas não deixa “retrogusto”. Acolhida pela curiosidade, corri para fazer um doce ou outro uso. Pesquisei e quero dividir com vocês essa experiência.  Se você conhece o fruto e já preparou algum prato, por favor escreva para o nosso site.  DOCE  DE GULOSA DA MATA ATLÂNTICA   Ingredientes:  1 kg de da fruta descaroçada   400g de açúcar orgânico cristal   4 colheres de sopa de limão (1 limão)   Modo de Preparo:  Leve ao fogo em panela grande