Pular para o conteúdo principal

MOQUECA À MINHA MODA COM TOQUE CAPIXABA





Ingredientes:

2 colheres (sopa) de óleo de urucum; 2 dentes de alho; 2 cebolas cortadas em rodelas; 1 pimentão verde grande cortado em rodelas finas; 1 pimentão vermelho grande cortado em rodelas finas (Opcional + 1 pimentão amarelo); 3 tomates maduros cortados em rodelas; Temperos: sal, noz-moscada, pimenta, salsa, cebolinha, coentro a gosto, pimenta dedo de moça sem semente e bem picadinha; 1kg de postas ou filés do peixe de sua preferência; suco de 1 limão grande; ½ xícara de castanhas do Brasil ou caju

Preparo do óleo de urucum: Colocar em uma panela: ½ xícara de azeite; ½ xícara de óleo de milho;
3 colheres (sopa) de sementes de urucum. Aqueça o óleo. Coloque as sementes, deixe por 2 minutos até ficar bem escuro. Deixe esfriar. Coe e guarde em vidro tampado. Utilize quando necessário.

Preparo da Moqueca:
1. Tempere o peixe com sal, suco de limão e pimenta.

2. Em uma panela, que vá servida à mesa (barro ou wok) aqueça o azeite de urucum e o alho, deixe aromatizar a panela. Desligue o fogo.

3. Monte a moqueca em camadas: a cebola, os pimentões cortados em rodelas finas, os tomates, os temperos e o peixe,

4. Repita as camadas cobrindo o peixe: a cebola, as castanhas, os pimentões cortados em rodelas finas, os tomates e os temperos.

5. Finalize regando óleo de urucum.
6. Tampe e leve para cozer em fogo médio por aproximadamente 25 minutos.
Ao servir decore com salsa ou coentro.

 PIRÃO
Ingredientes: Aproximadamente 2 xícaras (chá) de caldo formado pela moqueca ou de peixe
1/4 de xícara (chá) de farinha de mandioca; sal e pimenta a gosto.

Preparo: Leve ao fogo o caldo. Deixe ferver. Coloque a farinha aos poucos mexendo sem parar. Prove o sal e os temperos. Se gostar, acrescente meia pimenta dedo de moça picadinha.

Dica: O peixe pode ser substituído por camarão, siri, lagosta, marisco etc. Pode ser feito também uma moqueca mista com todos os frutos do mar, enfim, use a criatividade, a base será sempre a mesma e o sabor maravilhoso! A moqueca capixaba tem a vantagem de ser light por não levar leite de coco ou azeite de dendê. Sirva a moqueca na própria panela de barro acompanhada com arroz branco e o pirão.

Bom apetite!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mensagem de Natal Sabor&Saber Gastronomia

Surpreenda-se com essa dica!

Caldo de legumes caseiro