Pular para o conteúdo principal

Escola Sabor e Saber Gastronomia no Disco Xepa.


Ativistas Slow Food e simpatizantes da causa se unem para lutar pela conscientização a respeito do desperdício de alimentos.

Foi  lançado ontem dia 07.11.13, oficialmente a Disco Xepa SP, uma festa que coleta alimentos que seriam descartados mesmo  encontrando-se em perfeitas condições de consumo, e com eles é realizado um banquete em meio a uma festa com muita música e diversão!

O evento contou com a presença de grandes Chefs, entre eles o Alex Atala, o Italiano Carlo Petrini Presidente e fundador do Slow Food, diretores da Revista Boa mesa, muitos militantes do Slow Food, etc.

A Escola Sabor e Saber Gastronomia esteve presente, sob a batuta da Chef Ana Maria Tomazoni, com equipe de alunos do curso de capacitação. Os alunos mais pareciam serem Chefs, tal a desenvoltura e profissionalismo com que encararam o momento. A escola sentiu muito orgulho deles e percebeu que o conteúdo do curso está fazendo a diferença. Parabéns a todos.

Os alimentos foram lavados, cortados, e cozidos ao vivo para que todos pudessem ver, o aproveitamento dos mesmos. Os alimentos eram descartados de feiras e super mercados.
Aproximadamente 64% do que se planta no Brasil é perdido ao longo da cadeia produtiva:
20% na colheita; - 8% no transporte e armazenamento; -  1% no varejo;
20% no processamento culinário e hábitos alimentares.



 Disco Xepa é a tradução tropicalista do “Schnippel Disco” , um movimento mundial iniciado pelo Slow Food na Europa, que une música, amigos e fornecedores de alimentos contra o desperdício de comida no planeta. A ação tem rodado o mundo e chega agora aqui para ser realizada pela Slow Food Youth Network Brasil, com o apoio do Slow Food Brasil e Revista Prazeres da Mesa, fechando com chave de ouro o maior evento de gastronomia do Brasil, produzido pela revista Prazeres da Mesa e Senac.


 A ideia é reunir chefs brasileiros e internacionais, imprensa mundial, alunos de gastronomia, militantes e amigos da causa em uma noitada em que a comida é feita a partir do que sobra de "xepa" dos mercados e feiras da região e poderia ser absolutamente aproveitado, mas acaba no lixo.
O talento e criatividade de todos foi surpreendente.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

DIA NACIONAL DA MANDIOCA HARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

DIA NACIONAL DA MANDIOCAHARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

O Convívio Slow Food Grande ABC SP e a escola Sabor e Saber Gastronomia tem um trabalho de educação alimentar a muitos anos com seus alunos e publico frequentador de eventos, feiras e congressos acadêmicos com estudos e praticas com a mandioca e o fruto nativo no Brasil o Cambuci.

Prefeito Paulo Serra do município de Santo André

O FESTIVAL DO CAMBUCI EM PARANAPIACABA
O Festival do Cambuci de Santo André é um evento realizado pela Prefeitura de Santo André junto à Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Empreendedores / Moradores de Paranapiacaba e diversos restaurantes no centro da cidade.
Este evento tem um papel importante no desenvolvimento do turismo da Vila de Paranapiacaba, reforçando a identidade cultural deste importante fruto nativo da Mata Atlântica e incentivando o desenvolvimento sustentável do local.
O fruto cambuci, pertence à…

OFICINA GASTROETEC: Gastronomia Brasileira e a Importância do Ato de Cozinhar

Oficina GASTROETEC Santa Ifigênia - SP com a Chef e Educadora Ana Tomazoni.