Escola Sabor e Saber Gastronomia no Disco Xepa.


Ativistas Slow Food e simpatizantes da causa se unem para lutar pela conscientização a respeito do desperdício de alimentos.

Foi  lançado ontem dia 07.11.13, oficialmente a Disco Xepa SP, uma festa que coleta alimentos que seriam descartados mesmo  encontrando-se em perfeitas condições de consumo, e com eles é realizado um banquete em meio a uma festa com muita música e diversão!

O evento contou com a presença de grandes Chefs, entre eles o Alex Atala, o Italiano Carlo Petrini Presidente e fundador do Slow Food, diretores da Revista Boa mesa, muitos militantes do Slow Food, etc.

A Escola Sabor e Saber Gastronomia esteve presente, sob a batuta da Chef Ana Maria Tomazoni, com equipe de alunos do curso de capacitação. Os alunos mais pareciam serem Chefs, tal a desenvoltura e profissionalismo com que encararam o momento. A escola sentiu muito orgulho deles e percebeu que o conteúdo do curso está fazendo a diferença. Parabéns a todos.

Os alimentos foram lavados, cortados, e cozidos ao vivo para que todos pudessem ver, o aproveitamento dos mesmos. Os alimentos eram descartados de feiras e super mercados.
Aproximadamente 64% do que se planta no Brasil é perdido ao longo da cadeia produtiva:
20% na colheita; - 8% no transporte e armazenamento; -  1% no varejo;
20% no processamento culinário e hábitos alimentares.



 Disco Xepa é a tradução tropicalista do “Schnippel Disco” , um movimento mundial iniciado pelo Slow Food na Europa, que une música, amigos e fornecedores de alimentos contra o desperdício de comida no planeta. A ação tem rodado o mundo e chega agora aqui para ser realizada pela Slow Food Youth Network Brasil, com o apoio do Slow Food Brasil e Revista Prazeres da Mesa, fechando com chave de ouro o maior evento de gastronomia do Brasil, produzido pela revista Prazeres da Mesa e Senac.


 A ideia é reunir chefs brasileiros e internacionais, imprensa mundial, alunos de gastronomia, militantes e amigos da causa em uma noitada em que a comida é feita a partir do que sobra de "xepa" dos mercados e feiras da região e poderia ser absolutamente aproveitado, mas acaba no lixo.
O talento e criatividade de todos foi surpreendente.











Comentários

Mais vistas

FESTIVAL GASTRONÔMICO ENCANTOS & SABORES DO SUL DE MINAS

ANA TOMAZONI NA EXPO NEGÓCIOS LITORAL - SÃO SEBASTIÃO