Pular para o conteúdo principal

Conchas de chocolate com pérola de Cambuci


Hoje, 13/04, abertura oficial, do 10. Festival do Cambuci, (Paranapiacaba)com a gastronomia e apresentações musicais. 
Um dia de chuva e neblina, não inibiu os apaixonados pelo fruto cambuci e quem curtem a natureza como ela se apresenta.....
Foi muito especial, divertido e com pessoas de garra, fazendo acontecer, confira as fotos.
Lá apresentamos as Conchas com Perolas de Cambuci, confira a receita aqui.
Convidamos a todos para visitar Paranapiacaba, nos próximos finais de semana, até o final do mês de abril, sábado e domingo, das 10 as 17h. muitas atrações especiais, confira programação, pelo site:
www.santoandre.sp.gov.br e telefone 4439-0237. 


   
 Ingredientes:


500g de chocolate ao leite ou ½ amargo

Modo de preparo Conchas: corte, derreta e tempere o chocolate no banho maria com água quente e o fogo desligado, mexer até torna-lo cremoso e brilhante. Esfrie o chocolate em vasilha com água.


Preencha os moldes de concha, dê leves batidas sobre eles para eliminar as bolhas de ar e, em seguida, vire-os para retirar o excesso de chocolate e obter a “casquinha” da concha. Limpe o molde com uma espátula e leve à geladeira por cerca de 20 minutos, ou até secar completamente. Desenforme. 

Geléia de Cambuci: 500g de cambuci(sem casca) – 200g de açúcar – 1 colher (sopa) de limão

Bater no liquidificador todos os ingredientes. Levar ao fogo, mexer até engrossar e reduzir.

Peróla de cambuci:

350g de geléia de cambuci – 250g de chocolate branco- 100 g de leite quente ou creme de leite – 2 colheres (sopa) de glicose – 300g de Chocolate branco para banhar.

Derreta o chocolate em banho maria, com fogo desligado, mexa sempre. Junte a geleia,  o leite quente ou creme de leite, a glicose e mexa. Leve a geladeira até solidificar. Modele as pérolas e banhe em chocolate branco derretido e temperado (frio).
Montagem Cole com chocolate as conchas e as perolas, deixando entre aberta as conchas.
Confira as fotos! 

Rendimento: 70 mini conchas.
O Convivium Grande ABC SP, está presente divulgando nossas fortaleza e Arca do Gosto em que o fruto Cambuci faz parte!
Apresentando o Movimento Slow Food e associando pessoas que apreciam o prazer de saborear  alimentos naturais e com procedência conhecida . 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

DIA NACIONAL DA MANDIOCA HARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

DIA NACIONAL DA MANDIOCAHARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

O Convívio Slow Food Grande ABC SP e a escola Sabor e Saber Gastronomia tem um trabalho de educação alimentar a muitos anos com seus alunos e publico frequentador de eventos, feiras e congressos acadêmicos com estudos e praticas com a mandioca e o fruto nativo no Brasil o Cambuci.

Prefeito Paulo Serra do município de Santo André

O FESTIVAL DO CAMBUCI EM PARANAPIACABA
O Festival do Cambuci de Santo André é um evento realizado pela Prefeitura de Santo André junto à Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Empreendedores / Moradores de Paranapiacaba e diversos restaurantes no centro da cidade.
Este evento tem um papel importante no desenvolvimento do turismo da Vila de Paranapiacaba, reforçando a identidade cultural deste importante fruto nativo da Mata Atlântica e incentivando o desenvolvimento sustentável do local.
O fruto cambuci, pertence à…

OFICINA GASTROETEC: Gastronomia Brasileira e a Importância do Ato de Cozinhar

Oficina GASTROETEC Santa Ifigênia - SP com a Chef e Educadora Ana Tomazoni.